Artigos Opinião
Perdemos Steve Jobs
Perdemos Steve Jobs. É com grande intimidade e com um sentimento de perda que escrevo isso. Afinal, Steve faz parte da minha vida desde que, no início dos anos 80, me apaixonei por computadores ao tocar um Apple II, mesmo ele estando desligado. Foi ali que decidi ser programador de computadores. Steve Jobs representa (no presente mesmo) o que há de mais genial em uma geração que nasceu no pós-guerra.
A faixa de pedestre e a multa
Virou moda, nos últimos meses, a exigência de respeito à faixa de pedestres. Depois de pelo menos sete décadas de omissão, deixando que motoristas e pedestres “se entendessem”, as autoridades de trânsito querem, agora, que esses dois entes mal educados passem a se comportar como se estivessem na Holanda. Enquanto esse desejo era colocado em prática através de campanhas educativas, tudo bem. Mas, não demorou para batermos de frente com a verdadeira intenção de nossos vorazes governantes. Motorista que desrespeita a faixa leva multa de R$ 85,12 a R$ 191,53 e de três a sete pontos na carteira.
Carismas, intervenções de Deus na história
A Igreja Católica atravessa um período de ebulição, de vivência renovada da fé, de envolvimento dos jovens. Cresce a consciência de que a preservação dos valores morais, cristãos e familiares é fundamental para a construção de uma sociedade justa e feliz. Ao lado do grande número de Congregações e Institutos de Vida Religiosa centenários, floresce uma novidade na Igreja: os novos movimentos eclesiais, as novas comunidades que surgem diante da necessidade de uma nova evangelização. O conteúdo da mensagem, da Boa Notícia, é o mesmo de 2000 anos atrás. Os meios para comunicar essa verdade, entretanto, estão mudando. É Deus quem, mais uma vez, suscita carismas novos, em meio à sociedade atual.
é proibido ser perdulário
A vigorosa reação da opinião pública à mais recente tentativa de recriar a CPMF sob nova roupagem converteu-se numa cabal demonstração de que a sociedade já não suporta calada a repetição de antigas artimanhas destinadas a tungar o bolso do cidadão em benefício de uma casta de políticos e apadrinhados que se acomodam às benesses do Planalto Central e se esquecem dos sacrifícios enfrentados pela grande maioria da população brasileira.
Congresso ibero-americano de educação
A transformação que as sociedades latino-americanas anseiam pela "Educação" não consegue impulso pelas políticas públicas vigentes enquanto fique somente a cargo de políticos bem intencionados. É preciso que a sociedade civil se desperte de um sono que já dura décadas na América Latina e relega responsabilidades nossas a "autoridades" e outros entes indiretamente interessados na questão.
Comprometedora e Desabonadora
A centralização das ações não é a melhor das opções. Ainda mais em um Estado democrático e de direito, no qual a administração pública deve ser tocada com total transparência e impessoalidade. Exigências que necessitam do olhar vigilante e cuidadoso do governante, e isso – evidentemente – nada têm a ver com o centralizar ou deixar que os auxiliares façam o que lhes “vêm na telha”. Atitudes abomináveis. Sobretudo a última. Pois esta, ao contrário da imagem de distribuição de funções e poderes de um governo entre seus secretários, “vende” a idéia de fraqueza e de falta de pulso de quem deveria ter as rédeas dos negócios públicos.
Center Norte, o risco e a omissão
O caso do Center Norte, um dos maiores centros comerciais do país, construído no inicio dos anos 80 sobre um antigo “lixão”, na Vila Guilherme (São Paulo), é a demonstração de que ainda precisamos evoluir muito para podermos nos considerar um país desenvolvido. Não é segredo que, por décadas, o lixo produzido pela população e até por empresas era lançado em erosões e abandonado na periferia, sem qualquer preocupação ambiental. Depois adotou-se o procedimento de cobri-lo com terra e, até hoje, ainda não temos a destinação adequada dos rejeitos, apesar de toda a pregação ecológica. Fala-se mais do que se faz.
A honra e o caráter de quem indica
A decisão do coronel Mário Sérgio Duarte, de pedir exoneração do cargo de comandante-geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro e vir a público explicar a motivação do afastamento, demonstra o seu profissionalismo, responsabilidade e respeito à causa pública. Ao verificar que um de seus auxiliares de confiança é acusado e preso como suposto mandante do assassinato da juíza Patrícia Acioli, mesmo estando em licença médica e hospitalizado, fez questão de deixar claro que a nomeação do acusado ao comando de batalhões foi decisão sua e que, diante do ocorrido, prefere afastar-se da chefia da corporação para evitar outros desdobramentos que possam prejudicar a imagem, a dignidade da segurança pública e o desempenho da máquina polícial carioca.
Quem lucra com a copa do mundo?
Falar criticamente em relação à Copa do Mundo de 2014 nos dias de hoje é quase uma heresia, mesmo sabendo-se do alto índice de corrupção que cerca o tema.
FHC merece mais
Injustiça é uma palavra que me causa asco e revolta! E associada à peta, fica insuportável. E há muitos seguidores da peta, a mentira bem elaborada para convencer, desconstruindo um grande estadista brasileiro. Afirmo aqui que o Brasil está cometendo a maior injustiça contra o Fernando Henrique Cardoso.