Artigos Opinião
Um pouco de ar fresco permite novos olhares
Caso você ache que seus problemas vão sufocar toda sua esperança de ter uma vida com mais qualidade, quem sabe um pouco de ar fresco pode ajudá-lo a ver as coisas de um modo diferente. Erga sua cabeça e olhe para o céu que, mesmo com nuvens, tem muito a ensinar. Você vai ver que, quando abaixar novamente sua cabeça, novas ideias estarão povoando seus pensamentos.
Má qualidade do ensino
Este é um daqueles problemas brasileiros que todos os diagnósticos já foram publicados assim como todos os prognósticos. Todas as causas e os efeitos são totalmente conhecidos, mas a cada dia que passa só piora e, de novidade, só as justificativas banais das autoridades e algumas medidas exóticas para camuflar a gravidade do problema
INPE vai ao interior da Antártica
Nos últimos meses o INPE voltou a surpreender por suas pesquisas audaciosas e inovadoras, apesar da instabilidade que o governo jogou a instituição, que continua sem uma política de reposição de recursos humanos e sem política salarial. Alguém precisa acordar o país e tornar a prioridade do discurso em prioridade nas ações.
O direito de greve e o grevismo profissional
"É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender. A lei definirá os serviços ou atividades essenciais e disporá sobre o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade. Os abusos cometidos sujeitam os responsáveis às penas da lei". Com esse texto, o artigo 9º da Constituição Federal garante o direito à greve, já reconhecido anteriormente na Carta de 1946.
O Pior Cego Ignora os Erros
A transparência é tão importante que, a ausência dela, provoca desgastes gigantescos a administração pública. Situação que pode levar quaisquer governos ao descrédito. Ainda não se chegou a isso. Mas a estampa que se visualiza apresenta o dito perigo. Tanto que, sequer, a maquiagem utilizada já não consegue mais escondê-lo. Nem mesmo disfarçá-lo. Pois são nítidos os traços de seu desenho. Desenho que tende a aumentar, caso persista a falta de alguém capaz de servir de ponte entre o governo estadual e a sociedade mato-grossense.
Os invejosos na ausência do líder
Havia um velho sábio que por anos a fio observava, de cima de uma grande pedra, os acontecimentos de sua comunidade. À sua proximidade: um velho e rabugento invejoso. Quando o sábio se levantava, o invejoso, de imediato, passava a espioná-lo na esperança de conseguir aquele espaço na pedra. O sábio não sabia daquela espreita. E quando resolveu se ausentar, logo o invejoso correu para aquele lugar.
Palavra de mulher
Foi com a autoridade de mulher, terceiro mundista, que a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, subia à tribuna das Nações Unidas, entidade criada para justificar as eternas e recorrentes injustiças praticadas mundo afora em séculos e séculos de espoliação e escravidão.
Gaúcho de coração
Há quem pense que gaúcho é aquele que nasce no Estado do Rio Grande do Sul, mas, este termo não se define apenas pelas fronteiras geográficas. Gaúcho é aquele que, ao longo de sua história, adquiriu e conquistou um respeito singular perante a sociedade, independente de seu Estado de origem. Gaúcho é um estado de espírito e, por isso, qualquer pessoa, nascida ou não no Rio Grande do Sul, pode ser gaúcha.
Uma Disputa Ainda Desigual
Igualdade entre os concorrentes. Regra de qualquer disputa eleitoral em um Estado democrático. Ela, no entanto, está bastante longe de ser real no Brasil. Por aqui, sobressai-se também o candidato que se vale do cargo e do poder econômico. O que leva uma porção de gente a defender o financiamento público nas campanhas. Tal financiamento, inclusive, aparece no relatório da Comissão de Reforma Política da Câmara Federal, sob a cantilena de que, a partir dessa adoção, partidos e postulantes estarão em pé de igualdade nas disputas eleitorais.
Ampliar a Participação Popular
Volta e meia, um ou outro político vem a público defender a maior participação da sociedade na política. Participação necessária. Até mesmo com o fim de conquista da cidadania. Processo, aliás, também imprescindível. Sobretudo para quem deseja seguir nos trilhos da democracia. Caminhar que requer maior direito a vez e a voz. Isso, por outro lado, não se restringe ao registro do voto na urna eletrônica, como parece ser a defesa dos parlamentares no Congresso Nacional