Publicado em Quinta - 27 de Janeiro de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

O jovem, o trabalhador e o aposentado

O Brasil é a oitava e tem planos para logo chegar à condição de quinta maior economia do mundo. Mas padece da falta de mão-de-obra capacitada o suficiente para servir à economia tecnologizada; não tem nem a massa de trabalhadores fundamental para atender a demanda da construção civil aquecida.
Leia mais...

Tempo e razão

Publicado em Quinta - 27 de Janeiro de 2011 | por Eduardo Póvoas

É comum a gente escutar que o tempo é o senhor da razão. Dependendo do que se quer dizer, discordo frontalmente com essa afirmação.
Leia mais...

As desapropriações da Copa – Avenida Prainha

Publicado em Quarta - 26 de Janeiro de 2011 | por Bruno J.R. Boaventura

Os investimentos em obras para Copa do Mundo serão na ordem de 7 bilhões de reais. Deste total, cerca de 100 milhões de reais serão destinados ao pagamento dos danos gerados aos afetados em razão das desapropriações.
Leia mais...

Outros tempos

Publicado em Quarta - 26 de Janeiro de 2011 | por Gabriel Novis Neves

O presidente do Brasil era o sociólogo Fernando Henrique Cardoso. Durante o seu mandato, um grupo de patriotas lutadores pela justiça social no campo, invadiu o seu sítio, no estado de Goiás. Na época as invasões de propriedades privadas ainda eram raras. Em se tratando do presidente da República, o fato foi um prato cheio para a mídia nacional e internacional. As principais redes de televisão nacionais ficaram de plantão, com a sua numerosa equipe, na cancela do sítio presidencial.
Leia mais...

Pôquer, jogo de habilidade ou de azar? - 2

Publicado em Terça - 25 de Janeiro de 2011 | por Eduardo Mahon

No primeiro artigo, exibimos uma série de argumentos de ordem técnica, essencialmente matemática, demonstrando que o pôquer texas hold"em não é jogo de azar e sim de habilidade. Vimos, na visão policial e de peritos, que essa modalidade é respeitada e nada tem de contravenção penal. Neste ensaio, vamos passear pela visão jurídica brasileira.
Leia mais...

O Planejar e o Usufruto

Publicado em Terça - 25 de Janeiro de 2011 | por Lourembergue Alves

Faltam poucos dias para as férias acabarem. Fase em que se encontra literalmente dividido. Dividido entre os cuidados com as tarefas da profissão e o continuar se deliciando das coisas encontradas, que são dezenas. Porém, já não se tem tempo bastante para desfrutar de todas elas. Viagem é assim mesmo. Ainda que se tenha todo um roteiro – resultado do planejamento. Planejou-se, aliás, bem mais que o da vez anterior. E não era para menos. Afinal, desta feita incluiu-se países europeus, somados as capitais de dois Estados brasileiros e mais três ou quatro cidades nos arredores daquelas. 
Leia mais...

Natureza, com ela não se brinca

Publicado em Terça - 25 de Janeiro de 2011 | por Aladir Leite Albuquerque

Estamos vivendo dias de calamidades em nosso país, e de,  forma  assustadora no planeta terra. São fatos catastróficos que têm acontecido no mundo, que infelizmente por último aconteceu no Rio de Janeiro. 
Leia mais...

Poker: jogo de habilidade ou de azar? 1

Publicado em Segunda - 24 de Janeiro de 2011 | por Eduardo Mahon

Vamos direto ao ponto. A prática do poker juridicamente configura-se contravenção penal? É preciso esclarecer publicamente a questão, em benefício de milhares de amantes do esporte, já que historicamente a prática está ligada ao preconceito que não distingue jogos de cassino movidos à sorte e outras práticas que requerem habilidade.
Leia mais...

Aquecimento, desastres e o INPE

Publicado em Segunda - 24 de Janeiro de 2011 | por Mario Eugenio Saturno

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) tem desenvolvido modelos matemáticos para aperfeiçoar a previsão dos desastres naturais. O problema é que as autoridades não se mobilizam nem atuam na prevenção.
Leia mais...

Brasil comercial e experiência direta

Publicado em Segunda - 24 de Janeiro de 2011 | por Bruno Peron Loureiro

Começo o texto desta semana reiterando a dificuldade de opinar sobre contextos dos quais nos informamos a distancia pelos meios de comunicação. A experiência "in loco" contradiria muitas bobagens que lemos em periódicos ou ouvimos dos convictos jornalistas na televisão.
Leia mais...