Artigos
Opinião Precisa-se de bons conselhos
A evolução da democracia representativa para a democracia participativa, expressa na Constituição Cidadã de 1988, tem ampliado significativamente os instrumentos para o exercício do controle social sobre a execução das políticas públicas.
Opinião Presente de Natal de Emanuel
Faz tempo que fornecedores não veem a cor de pagamentos e até os protegidos por lei da saúde, já não estavam recebendo, o resto é só uma questão de tempo… Pouco tempo, janeiro esta aí e o fevereiro vem sob batuques e purpurinas.
Opinião Projeções fantasiosas
Na verdade o mundo real é este em que vivemos e não adianta fazermos projeções fantasiosas. Devemos sim lapidar a pedra bruta que somos nós mesmos, nos tornando cada vez mais um cidadão livre e combatendo incessantemente a maldade que existe ao nosso redor.
Opinião O Pensamento
É tão forte a fabricação dos meus pensamentos, que inibem a minha audição, ou coloca em um plano inferior esse meu órgão sensitivo como se nada estivesse acontecendo no quarto com a TV ligada.
Opinião Cuidados com os exageros de final de ano!
Outro perigo está relacionado à demasia do uso do sal e à pouca hidratação, com alto consumo de bebidas alcoólicas e refrigerantes, o que pode causar uma série de problemas, que vão desde dores de cabeça até um possível aumento de pressão e retenção de líquidos.
Opinião Não existe violência contra mulher
O sucesso desta “fórmula” de estimular a “divisão de classes” e criar uma “cultura” em laboratório faz com que governos socialistas emerjam e assim passam a ser o “padrão” de política tomada no país, e qualquer direção política contrária parecerá “divorciada da realidade” e contrária ao “bom senso”.
Opinião Guarda: como ficam os filhos no Natal e Ano Novo?
A guarda unilateral é atribuída a apenas um dos genitores, que será responsável pelo lar de referência do filho e por tomar as decisões. Já na guarda alternada a criança reside na casa de um dos genitores, ficando durante períodos alternados com o pai e outras vezes com a mãe.
Opinião Dezembro Vermelho
Instituída pela Lei nº13.504/2017, que promove a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis, o Dezembro Vermelho serve de alerta para a população ter conhecimento sobre essa doença.
Opinião As ensinanças da espera
Quanto tempo levamos para ter um sorriso peculiar, um brilho próprio no sorriso, daqueles que doeram muito para sair. Já nascemos com esse sorriso? Uma parteira disse-me que não, é preciso conquistá-lo. Ela mesma emendou, é preciso esperá-lo, não de ficar parado esperando. Às vezes, é assim mesmo, mas não é sempre esperar parado.
Opinião Cegueira coletiva
Estas palavras parecem duras e pouco agradáveis de serem lidas, mas são necessárias e sou firme ao levantar o tom e dizer: a pobreza é o problema mais urgente que temos que resolver e está em nossas mãos, nas minhas e nas suas, mudar a direção das nossas prioridades.