Artigos
Opinião Entendendo a Lei "Ficha Limpa"
Os primeiros objetivos dos que sonham por um mundo administrado pelos probos, muitos dos quais foram promoventes do projeto Ficha Limpa (e que representam a chamada ‘voz rouca das ruas’) foram alcançados. A Lei Complementar 135/2010 foi aprovada, sancionada e tem validade imediata espraiando seus efeitos nas eleições deste ano.
Opinião Reforma trabalhista: urgente e necessária
Volta e meia, reaparece na minha caixa de mensagens um e-mail com o título sensacionalista: “Congresso Nacional aprova fim do 13º salário”. No texto, há um clamor pela volta dos “caras-pintadas”, que, na concepção do remetente anônimo, deveriam tomar novamente as ruas, como na época do impeachment do ex-presidente Fernando Collor, a fim de protestar contra a pretensa “bandalheira”.
Opinião As razões do medo de avião
Os sofridos passageiros de avião, parece que agora vão ser mais respeitados. As soberbas companhias aéreas serão obrigadas a oferecer facilidades de comunicação assim que fizer uma hora de atraso no vôo, dar alimentação a partir da segunda hora e acomodá-los em hotéis a partir da quarta hora. Serão obrigadas a embarcar o cliente no primeiro vôo das concorrentes para o mesmo destino e, se nada disso ocorrer, terão de devolver o dinheiro da passagem no mesmo dia, não em um mês, como estabelecia o regulamento anterior.
Opinião Vale a pena regulamentar a internet? Podemos opinar.
Já está praticamente pronta a minuta de Projeto de Lei do Marco Regulatório Civil da Internet do Brasil, com texto elaborado pela Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, em parceria com a Escola de Direito do Rio de Janeiro. O objetivo é estabelecer regras e responsabilidades de usuários e empresas com acesso à rede. É um projeto que divide opiniões.
Opinião Noite movimentada
É noite de sábado. Debruçado na janela da minha varanda observo a cidade toda iluminada. O céu, sem uma nuvem, está todo estrelado. A lua, preguiçosa, está atrasada, ainda não apareceu. Nas ruas, percebo um movimento incomum de automóveis. Muitos carros trafegando. Estranho um pouco, pois geralmente aos sábados nesse horário quase não se nota carros transitando. Muitas pessoas, ou já tomaram o rumo para a Chapada, Manso, Pantanal, chácaras, ou estão em casa assistindo televisão, recebendo amigos, ouvindo uma boa música, ou simplesmente fazendo nada, só curtindo o sábado, assim como eu, debruçado na janela da minha varanda.
Opinião A Disputa Acirrada
Em meio às convenções partidárias, os postulantes ao governo do Estado de Mato Grosso continuam se valendo do improviso. O que denuncia a ausência de discurso, e, a falta deste, empobrece a disputa. Ainda que a campanha oficial não tenha iniciado. Início previsto para o dia 6 de julho. Isso, entretanto, não deve favorecer a desorganização de partidos e políticos. Ao contrário, uma vez que a fase em que se encontram, conhecida como intermediária, é importantíssima para a feitura das alianças, dos acordos e, igualmente, dos casamentos e dos desencontros.
Opinião O Titanic, de Mato Grosso
O Titanic, o luxuoso navio britânico a vapor, media 269 metros e foi o maior transatlântico de seu tempo. Devido à sua robusta estrutura feita em aço, o navio era considerado impossível de afundar.
Opinião Ganhamos dos paulistas
O Morumbi está fora da copa de 2014 no Brasil. Essa ‘zebra’ foi pior que a vitória da Suíça sobre a Espanha na Copa da África deste ano. Estádio programado para abrir a festa do esporte bretão, e representante do Estado mais rico do país, o Morumbi, cujo nome de batismo é Cícero Pompeu de Toledo, foi reprovado ontem pela CBF por falta de “garantias financeiras referentes ao projeto do Estádio do Morumbi aprovado pelo COL/FIFA no dia 14 de maio de 2010”.
Opinião A sujeira da Ficha Limpa
Já está em vigor a Lei da Ficha Limpa. Foi o primeiro projeto de iniciativa popular, com 1,6 milhão de assinaturas. Teve apoio da Igreja, de ONGs, da OAB e de muitas outras entidades civis. Ficou engavetada na Câmara, até que o grito da opinião pública puxou as orelhas do candidato a vice de Dilma, o presidente da Casa, Michel Temer. Aí, andou, empurrado pelas eleições. Mas foi emasculado; perdeu toda a sua potência inicial e, mais do que isso, como num golpe de jiu-jítsu, os políticos se aproveitaram do projeto para alavancar o agressor, jogá-lo no chão e ainda usá-lo como alforria.
Opinião Ainda existem advogados e juízes em MT
Certa vez em 1745, um moleiro de nome Egad desafiou o imperador prussiano Frederico II ao convictamente refutar a idéia de ceder o seu moinho para que fosse dado lugar à um sustuoso palácio de campo.