Publicado em Quinta - 02 de Setembro de 2021 | por Renato Gomes Nery

Opinião Um dia viro anjo

Se afetado, não confie na memória – que certamente estará comprometida - ponha uma pessoa para cuidar dos horários de sua medicação. Não esqueça que, no inverno, temos aqui um clima de deserto, o que agrava os sintomas desta doença.

Leia mais...

Opinião É tempo de seca e também de Olho Seco Evaporativo. Cuide-se!

Publicado em Quinta - 02 de Setembro de 2021 | por Renan Ferreira

As pessoas mais suscetíveis são os idosos, os usuários de lentes de contato, os pacientes alérgicos e as pessoas que trabalham em frente ao computador, pois tendem a piscar menos e piorar o processo evaporativo da lágrima.

Leia mais...

Opinião ICMS e a bandeira vermelha

Publicado em Quinta - 02 de Setembro de 2021 | por VICTOR MAIZMAN

Portanto, o objetivo do sistema de bandeiras tarifárias é trazer transparência para a massa consumidora com relação ao custo da energia e forçar a população a contribuir para o uso eficiente de tal consumo.

Aliás, é assustador saber que a energia gerada pelas Termelétricas é mais custosa devido à utilização dos combustíveis como o carvão, o gás natural, o óleo combustível e o diesel, pois o custo de geração sobe, além de que o quando o nível dos reservatórios sobe e se faz necessário armazenar água, as térmicas podem ser desligadas, reduzindo o custo total de geração.

De todo modo, conclui-se que a injurídica incidência do ICMS sobre o adicional tarifário representado em especial pela bandeira vermelha gera um ônus desproporcional na conta de consumo do consumidor, que é o destinatário final da energia elétrica, posto que sem consumir de forma efetiva e concreta, suporta o custo do risco do empreendimento ou do negócio das distribuidoras de energia elétrica.

E mesmo que fosse possível a incidência do ICMS sobre tal adicional, é certo afirmar que a própria Constituição Federal assegura que quando mais essencial o produto ou serviço, menor deverá ser a incidência fiscal.

Victor Humberto Maizman é advogado e consultor jurídico tributário.

Leia mais...

Opinião Dinheiro público e o parlamento

Publicado em Quinta - 02 de Setembro de 2021 | por ALFREDO DA MOTA MENEZES

O Brasil deve ser o país no mundo que mais gasta com sua classe politica. Não existia nada disso antes e, mesmo sem essa montanha de dinheiro, o parlamento dava maiores respostas à sociedade e, mostra a história, era mais respeitado do que agora. Será que tanto dinheiro é que ajudou a amortecer a atuação do Legislativo?

Leia mais...

Opinião Independência ou morte!

Publicado em Quinta - 02 de Setembro de 2021 | por Ana Adélia Jácomo

Uma frase tem sido dita: “Não é meu (ou seu) lugar de fala”. Quando se perpetua tal mentalidade, se separa pessoas que deveriam se sentir iguais, pois a igualdade gera empatia. Se colocar no lugar do outro, gera compaixão.

Leia mais...

Opinião A missão de Primeira-Dama

Publicado em Quarta - 01 de Setembro de 2021 | por JOÃO PEDRO MARQUES

Pode ser que em outros momentos o papel da primeira-dama no governo de Mato Grosso não tenha sido cumprido exatamente como mandam hoje os novos tempos.

Leia mais...

Opinião Direito de visita: se o filho não quiser, o que fazer?

Publicado em Quarta - 01 de Setembro de 2021 | por Tatiane Barros Ramalho

O tema em estudo enfoca a questão da guarda de crianças e adolescentes após uma dissolução de sociedade conjugal. Durante o tempo em que a família permanece afetiva e fisicamente unida, é inegável que os filhos desfrutam igualmente de ambos os genitores.

Leia mais...

Opinião Luxo é um sonho! Qual é o seu?

Publicado em Quarta - 01 de Setembro de 2021 | por Denia Consultoria

Para alguém que mora distante da praia, comer um camarão a beira mar é um luxo, mas para aquele que mora em frente ao mar, talvez luxo seja passar muito frio, em um inverno glacial, tomando chocolate quente.

Leia mais...

Opinião Vôo de galinha

Publicado em Terça - 31 de Agosto de 2021 | por Onofre Ribeiro

Esse sistema elege quem os dirigentes dos partidos políticos desejam eleger. Já para os 81 senadores, o sistema é de eleição direta, sem o uso de quocientes eleitorais. Mas o sistema partidário é o mesmo. Ele representa interesses do sistema político, das elites econômicas, políticas, acadêmicas e sindicais.

Leia mais...

Opinião A Lei 14.195

Publicado em Terça - 31 de Agosto de 2021 | por Francisco Anis Faiad

Citação e intimação são formas de chamamento das partes ao processo. O primeiro, comunicando o requerido de que contra ele foi intentada uma ação judicial; e, a segunda, comunicação a ambas as partes a respeito de algum ato ou movimentação processual.

Leia mais...