Artigos
Opinião Perdoar é possível?
Depois de ser injustiçado e a emoção ter passado, você é apresentado a um novo desafio: você perdoa a pessoa? Ao perdoar, você deixa de lado suas queixas e julgamentos e se permite curar. Embora isso possa parecer bom na teoria, na prática, o perdão pode, às vezes, parecer uma atitude impossível.
Opinião Necessário acreditar
Na data, foi ‘salva’ pelo porteiro que conseguiu a livrar das agressões. Passou, então, a ser escoltada por policiais a garantirem a sua segurança. Há mais de mês, dispensou a segurança ofertada pelo TJRJ, porquanto, imaginou não ser mais necessária, até pelo pedido de uma das filhas, que afirmava que o pai não seria bandido.
Opinião Imprensa e Mídias Sociais
Uma delas é o empenho em desmerecer a ciência, desacreditar os cientistas e desprezar os pesquisadores. Este viés obscurantista, fartamente divulgado pelo Presidente, através das redes sociais, infelizmente convence a muitos, principalmente aqueles cujas fontes de informações, reduzem-se ao Instagram, whatsapp, twitter e similares.
Opinião O feminicídio não escolhe
Na véspera do Natal, a juíza Viviane Vieira do Amaral Arronenzi foi vítima de feminicídio, no Rio de Janeiro (RJ). O ex-marido, Paulo José Arronenzi, não aceitou o fim do relacionamento. Ela foi esfaqueada por ele na frente das três filhas pequenas, à luz do dia, em um local movimentado da Barra da Tijuca, bairro nobre da capital carioca.
Opinião Plenejamento jurídico
A razão para isso é a percepção do meio empresário de que realizar esse investimento da maneira correta pode alavancar a empresa. Alavancar significa, em outras palavras, favorecer o desenvolvimento de alguma coisa. E como o advogado conseguiria alavancar uma empresa que sequer é sua?
Opinião Ferrovia é um cavalo selado
Lá se foram longos 44 anos de espera…parece que agora vai. Vai, mas em termos porque não será do jeito que se pretendia vez que ela não passará pelo núcleo urbano do município e sim por sua área de abrangência.
Opinião Um Natal de Karol Wojtyla
Leão, dois séculos antes, vivera as lutas contra o declínio do Império, salvando o que podia. E nesse enfrentamento atribuiu à Sé Apostólica um primado religioso, moral e cultural que ela nunca mais haveria de perder.
Opinião Judiciário consome 1,5 % do PIB
Vamos falar agora apenas o nível Federal, o Poder Executivo responde pela maior parcela da despesa com pessoal ativo, com 75,7%, em função do seu tamanho, seguido pelo Judiciário (18,4%), o Legislativo (3,1%) e o Ministério Público (2,8%).
Opinião Um Feliz Natal aos viajantes do tempo
Quem já fez, passou ou mesmo está próximo de comemorar seis décadas de vida e ocupou os espaços devidos de seu tempo nesta jornada de vivencias, convivências, experiências e aprendizado, tem muito a comemorar neste natal.
Opinião Abandono afetivo inverso
Todos estão fadados ao envelhecimento e com a expectativa de vida cada vez maior com o passar dos anos, a sociedade brasileira tem provocado à criação de diversos institutos jurídicos que tratem de problemas diários que o crescente número de idosos tem enfrentado de modo cada vez mais frequente.