Artigos
Opinião Um Inciso Para Inglês Ver
Uma enquete chamou a atenção do internauta. Quase trezentos mil acessos. Número que quase congestionou o site do Senado. Isso é explicado. Pois é grande a indignação das pessoas com relação ao ato de corrupção. Apesar disso, a impunidade prevalece. O que faz crescer a cobrança e o pagamento de propina, ao mesmo tempo em que aumenta as denúncias.
Opinião Presente de benfazejos
Poucos se atreviam a prever, no fim do século XX, que a decadência dos Estados Unidos da América estaria tão iminente. Sua pujança cultural, econômica e política influiu as decisões de líderes latino-americanos durante décadas como se seu modelo de desenvolvimento fosse o ápice da cadeia evolutiva da humanidade, o fim último a alcançar.
Opinião A greve no serviço funerário
São Paulo, a maior cidade das Américas, ao desrespeitar os mortos, exibe uma péssima e desumana imagem ao mundo. A greve dos trabalhadores do serviço funerário deixa desassistidas as famílias no seu momento mais sensível e doloroso. Além de perder avós, pais, irmãos, filhos e outros entes, o paulistano ainda tem ampliado o seu sofrimento através de horas de espera para o transporte, velório e sepultamento. Há casos de velórios que só ocorreram no dia seguinte, por absoluta falta de pessoal de apoio.
Opinião Salto do Céu, das belezas naturais à sustentabilidade
Em seu 47º aniversário, o município de Salto do Céu mostra que segue no rumo do desenvolvimento e autonomia administrativa, buscando oferecer melhor qualidade de vida à sua população. Com sua origem ligada aos programas de colonização do estado mato-grossense, hoje a cidade possui aproximadamente quatro mil habitantes e é rica por suas belezas naturais com grande potencial turístico. Destacam-se as quedas de Salto das Nuvens, Salto das Estrelas e a Cachoeira do Rio Juba. Orgulho para Mato Grosso.
Opinião Os Donos do Poder
Olhado por um telescópio, a impressão que se tem é que o Estado brasileiro foi todo loteado. Isso não é de agora. Nem começou com o governo passado. Tampouco se encerrará na gestão atual. Até porque a tal faxina, que se acreditou ter iniciado no Ministério dos Transportes, sequer alcançou as portas das pastas da Agricultura e do Turismo. Tudo por conta da chamada governabilidade, a qual se vê sustentada pelo número de apoios conquistado no Congresso Nacional. Apoios que são amarrados pelo “dando que se recebe”. Situação que denúncia o clientelismo, bem como também traz um quadro comprometedor. Pois “o sair da linha” nada tem a ver com a ética ou com o decoro parlamentar. Ainda que “pego com a mão na botija”.
Opinião Dia 31 de agosto – Dia do Nutricionista
O antigo dito popular "você é aquilo que come" tem se tornado filosofia de vida para a maioria das sociedades atuais. Isso porque todos sabem que a boa alimentação é base para uma vida saudável. No próximo dia 31 de Agosto, comemora-se o Dia do Nutricionista, profissional que tem sido cada vez mais requisitado por aqueles que almejam saúde e longevidade.
Opinião A participação popular no 190
Na semana passada, a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou projeto de minha autoria, que unifica os números de telefone de emergência (polícia, bombeiros, atendimento médico, defesa civil e outros). A proposta de que o número 190 seja utilizado, para todas as emergências, em qualquer parte do país, ainda precisa ser analisada pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Opinião Quebra-cabeça e Deleite
Ler é sempre um deleite. Ainda mais quando se tem a frente, um autor cuidadoso com a arte de escrever. Característica marcante de Ernest Hemingway. Foi assim, aliás, que venceu a resistência inicial de editores de livros e revistas. Não só isso, como se fez amado pelos leitores, aos quais crescem mesmo depois do seu falecimento, no segundo dia de julho de 1961. A morte venceu o corpo físico, sem, contudo, destruir suas pegadas.
Opinião A nova ordem da economia mundial
Manifestações de protesto com diferentes motivações na Europa, África e Ásia, revolta popular contra governos ditatoriais do Oriente Médio, a crise econômica que em 2008 colocou o capitalismo a reboque do cofre público e hoje se alastra, ameaçando dezenas de países. É bem provável que estejamos virando um novo ciclo da moderna história político-econômica e, se for isso, não há quem segure. Melhor é tentar compreender o que está ocorrendo em vez de remar contra a maré.
Opinião crise acabou. Viva a crise!
A crise entre o governador Silval Barbosa e o deputado José Riva, presidente da Assembleia Legislativa, já foi contornada. Embora nenhuma fonte oficial fale abertamente sobre o caso, nos bastidores todos já dão o assunto por encerrado. Um café da manhã nesta quarta entre Silval, Riva e Sergio Ricardo teria selado a paz definitiva. Até a próxima crise, claro.