Publicado em Domingo - 03 de Julho de 2011 | por José Roberto Lopes

Opinião Estado do Araguaia: Territorialização de Um Povo

Proponho a retomada das discussões sobre a divisão territorial de Mato Grosso, com a proposta da criação do Estado do Araguaia, um sentimento regional de pertencimento coletivo inegável, polêmico, porém, inevitável.
Leia mais...

Opinião Melhoria dos serviços públicos

Publicado em Domingo - 03 de Julho de 2011 | por Pedro Cardoso da Costa

Em princípio deve ser destacado que a má prestação de serviço beneficia a alguns. Em todas as áreas a prestação sempre foi ruim e continua de mal a pior. Por muito tempo, especialmente no governo de Fernando Henrique Cardoso, o argumento principal seria que o Estado se envolvia em todo tipo de serviço e por isso a qualidade era ruim. Esse argumento serviu de base para a privatização geral e irrestrita, muitas delas sob fortes suspeitas de fraude, mas nada mudou na prestação dos serviços públicos.
Leia mais...

Opinião A finalidade do BNDES

Publicado em Sexta - 01 de Julho de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

 Salvo melhor juízo, o BNDES é uma instituição governamental de fomento criada para alavancar o desenvolvimento nacional e apoiar as empresas, especialmente as nascentes”.
Leia mais...

Opinião A vida é uma roda

Publicado em Quinta - 30 de Junho de 2011 | por BENEDITA ENILDES DE CAMPOS COR

“Da íntima natureza de cada homem é que nasce o seu motivo de agir: o homem é aquilo que ele ama: o que o homem é, é isso que ele crê, e com isso se identifica”. (cap.17 – Bhagavad Gita)
Leia mais...

Opinião Opinião médica na rede social

Publicado em Quinta - 30 de Junho de 2011

Definitivamente vivemos a era da informação. Trata-se de uma realidade que se manifesta em todos os campos da atividade humana e, cada vez mais, nos surpreendemos com a capacidade da internet e das redes sociais de potencializar a influência dos cidadãos em estados democráticos ou, em casos emblemáticos, mobilizar politicamente povos que vivem sob ditaduras longevas.
 
Leia mais...

Opinião Atropelos e Desacertos Persistentes

Publicado em Quinta - 30 de Junho de 2011 | por Lourembergue Alves

O VLT é o modal escolhido. Embora seu custo seja bem superior que o do BRT. Isso “pesa”. Mas não o bastante. Pois o que contam mesmo, no aspecto de mobilidade urbana, são a característica moderna e a comodidade. Ainda que o atual transporte coletivo continue em cena. Este não desqualifica aquele, o qual também não aposenta os ônibus. Ambos existirão um ao lado do outro, a serviço da população. 
Leia mais...

Opinião Migalhas e provedor de alimentos

Publicado em Quarta - 29 de Junho de 2011 | por Bruno Peron

"Las dictaduras militares ya no están, pero las democracias latinoamericanas tienen sus cárceles hinchadas de presos. Los presos son pobres, como es natural, porque sólo los pobres van presos en países donde nadie va preso cuando se viene abajo un puente recién inaugurado, cuando se derrumba un banco vaciado o cuando se desploma un edificio construido sin cimientos." Eduardo Galeano. Patas Arriba.
 
Leia mais...

Opinião Senador sem rumo

Publicado em Quarta - 29 de Junho de 2011 | por Vilson Nery/Antonio Cavalcante

Coisa rara esse fenômeno experimentado na eleição do Pedro Taques. Movido por desejos populares de mudança no modo de fazer política, enfrentou máquinas poderosas e venceu.
Leia mais...

Opinião Trilhos Podem Desviar de Curso

Publicado em Quarta - 29 de Junho de 2011 | por Lourembergue Alves

“A ferrovia chegará à Cuiabá?”. Pergunta apropriada. Sobretudo depois do termo de compromisso assinado pelo governador mato-grossense, Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e a empresa federal Valec. Notícia de primeira página, manchete em programas radiofônicos e televisivos, além de ocupar espaços de sites e blogs. Oxigenando, assim, as esperanças.
Leia mais...

Opinião Teoria do caos

Publicado em Terça - 28 de Junho de 2011 | por Vilson Nery/Antonio Cavalcante

É possível explicar o caos. Pode até parecer uma espécie de pré conceito, mas se trata da mais pura ciência, dos resultados previsíveis em vista das ações conhecidas. Para se ter uma idéia, há justificativas plausíveis (talvez não justificáveis) até para o que acontece atualmente em Mato Grosso.
Vejamos.
 
Leia mais...