Artigos
Opinião “Lista Limpa” Na Administração Pública
Já são quinze os demitidos. Pelo menos por ora. O que clareia, na verdade, a adoção de demissão por conta-gota. Isso, no entanto, não escamoteia o processo de faxina no Ministério dos Transportes. Daí o desgaste do PR, uma vez que esta agremiação partidária tinha o dito Ministério de “porteira fechada”, e sobre ele, partido, e seus filiados, ocupantes de cargos no órgão, recaem as denúncias de cobrança de propina. Motivo que levou a presidente do país a tomar as medidas necessárias. Não, sem antes, reafirmar a vontade de continuar tendo os republicanos – também membros da base aliada - nos cargos vagos, para os quais deverão ser indicados técnicos que não tenham pendenga alguma com a Justiça.
Opinião Lixo e geração de energia
Em 2007, escrevi ao presidente algumas sugestões sobre o aproveitamento da energia presente no lixo urbano e industrial e que hoje está se materializando em alguns empreendimentos. Em minha carta, eu demonstrava os esforços governamentais dos Estados Unidos da América, que investia grandes somas em dinheiro. Acreditava que poderíamos ter leis de incentivo e mesmo financiamentos, entre outros, para as usinas de álcool aproveitassem seu próprio lixo. Apontei
Opinião Auro Ida um cara magnífico
Eu conheci o Ouro em boas situações da vida, nos bastidores no dia- dia da comunicação sempre bem humorado, realmente sempre, e sempre tinha uma piada pra contar.
Opinião Dilma resgata Jânio
Voluntária ou, talvez, involuntariamente, mas com determinação, Dilma Rousseff vem cumprindo uma promessa feita ao eleitorado brasileiro há mais de meio século. Ao “varrer” para fora do governo os implicados nas irregularidades do Ministério dos Transportes, a presidenta, de certa forma, resgata o compromisso do ex-presidente Jânio Quadros, eleito em 1960, cujo mote de campanha era a vassoura e a música prometia varrer “a bandalheira”, porque “o povo já está cansado de sofrer dessa maneira”.
Opinião Desoneração fiscal. A quem interessa?
Os governos – da União, Estados e Municípios – costumam conceder elevadas isenções de tributos quando querem atrair investimentos industriais ou tornar mais baixos os preços de alguns produtos, especialmente as novidades tecnológicas.
Opinião Copa garantida nos hotéis
É realmente espantosa a situação dos estádios e aeroportos, no que se refere à Copa do Mundo de 2014. Desde outubro de 2007, quando o Brasil foi escolhido para sediar a competição, pouco se realizou para promover as obras necessárias.
Opinião Habitação e aglomerados urbanos
"Los presidentes de los países del sur que prometen el ingreso al Primer Mundo, un acto de magia que nos convertirá a todos en prósperos miembros del reino del despilfarro, deberían ser procesados por estafa y por apología del crimen." (Eduardo Galeano - Patas Arriba)
Opinião De fonte
Umbelino Alves Campos, o Bilu, foi garimpeiro, trabalhou para uma família rica e comprou de diamantes antes de ser prefeito de Alto Paraguai – seu mandato terminou em dezembro de 2008.
Opinião O Não Cruzar Os Braços
“Gente enriquece, enquanto as obras públicas se elevam de preços”. Frase que chegou recentemente a esta coluna. Provocante e instigadora. Sobretudo para quem se vale de um espaço privilegiado como este. O que não é ruim.
Opinião A prometida reforma do SUS
O governo federal volta a sua atenção para a “normalização” do SUS (Sistema Único de Saúde). Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pela primeira vez será formalizado um contrato com direitos e obrigações entre as esferas federal, estadual e municipal, que fixará metas a cumprir e permitirá a fiscalização mútua.