Artigos
Opinião Tá olhando o quê?
Levantei-me e fui ao banheiro. Na volta, percebi que o mesmo rapaz continuava me olhando. Então, decidi encará-lo diretamente. Foi quando ele gritou em voz alta: “Tá olhando o quê, veado?”. Eu quis desaparecer. A vergonha foi tão grande que só torci para que ninguém mais tivesse ouvido.
Opinião Os abismos mato-grossenses
Em suma: não se conhece o português mato-grossense e nem o português brasileiro, aliada à dependência digital, as gerações Z e Alfa estão condenadas pelos que detém o poder de decisão à cegueira (ignorância), como vaticinou Saramago em “Ensaio sobre a Cegueira”:
Opinião A Força feminina na política
Ainda que em Mato Grosso, este reflexo esteja mais fortemente registrado na vitória das 277 vereadoras. Um aumento de 21% na participação feminina nas câmaras municipais em relação a quantidade de mulheres eleitas na legislatura de 2020.
Opinião Judicialização dos benefícios previdenciários: Quando procurar a Justiça?
A judicialização deve ser considerada em situações específicas tais como a negativa de concessão do benefício, quando o INSS nega o pedido de aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte, ou qualquer outro benefício previdenciário, mesmo que o segurado cumpra os requisitos legais.
Opinião Expectativa econômica para o Comércio em 2025
Para que o comércio cresça de forma sustentável, é essencial que avancemos em medidas que reduzam esses entraves, permitindo maior competitividade aos nossos empreendedores.
Opinião O vento e o raio: As forças transformadoras de Iansã e Xangô em 2025
No contexto individual, Iansã pode se manifestar em uma pessoa que decide mudar de carreira, iniciar um novo projeto ou deixar para trás uma situação ou relacionamento que já não a serve mais. Sua energia desafia a estagnação e a mediocridade, levando à busca de autenticidade e liberdade.
Opinião Resíduos sólidos e reciclagem em Mato Grosso
Ao longo dos tempos, com o processo de uma urbanização aclerada, em todos os países, principalmente do chamado Sul Global, e no Brasil também não tem sido diferente, as Prefeituras ou governos locais não desenvolveram políticas públicas e nem práticas corretas de cuidar dos resíduos sólidos.
Opinião A transformação do político em um administrador
Ninguém é o dono absoluto da verdade e não terá toda a razão o tempo todo, pois, se não existisse a dúvida, não existiria a incerteza, que, de uma maneira ou de outra, fará surgir à razão momentânea e que diante da imprensa, a realidade envelhece a cada 24 horas.
Opinião Carroças, Pipas e Bois
A concessão funcionaria em regime de exclusividade: “ninguém poderá mais vender água, quer conduzida em carroças, quer em pipas, barris, potes e outra qualquer vasilha”. Para maior controle, os condutores de água deveriam ter autorização e “trazer sempre qualquer sinal para que sejam reconhecidos”.
Opinião Samba, suor e o trabalho de tia Ciata
ambista, curandeira, mãe de santo, quituteira, e portadora de outras façanhas importantes para a história e cultura brasileira, se perfaz em um daqueles seres humanos onde sobram adjetivações.