Publicado em Quarta - 19 de Dezembro de 2018 | por Por Heloisa Cristaldo - Repórter da Agência Brasil

Nacional Senado aprova afastamento de grávida e lactante de atividade insalubre

A proposta altera a reforma trabalhista aprovada no ano passado. Antes da mudança na legislação, a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) estabelecia o afastamento da mulher em qualquer grau de insalubridade – que varia entre mínimo, médio e máximo – com adicional em qualquer circunstância. A reforma estabeleceu que o afastamento passa a ser automático apenas em grau máximo de insalubridade e nos demais casos, a gestante ou lactante continuaria exercendo o trabalho.

Leia mais...

Agronegócios Produtores se preparam para colheita em Mato Grosso

Publicado em Quarta - 19 de Dezembro de 2018 | por Marianna Peres/Diário de Cuiabá

A boa notícia para os produtores é que as previsões de chuva, que não estavam muito animadoras, agora mostram volumes maiores para os dois estados na segunda quinzena de dezembro. Se essas chuvas vierem, as perdas serão menores do que se especula até o momento. Em contrapartida, se as precipitações não se confirmarem, a produtividade será mais severamente afetada. As temperaturas também merecem atenção, já que tendem a continuar altas, especialmente em Mato Grosso do Sul.

Leia mais...

Politica MT Vereadores não lembram conteúdo de projetos sobre reajuste de salários

Publicado em Quarta - 19 de Dezembro de 2018 | por Lazaro Thor Borges/GD

A assessoria da Câmara não informou os percentuais de aumento e quais categorias foram beneficiadas. Segundo informações preliminares da Secretaria de Comunicação do Legislativo, receberam aumentos servidores da Educação, arquitetos, engenheiros e fiscais do município. Vereadores , quando questionados sobre o assunto, também não deram detalhes sobre as propostas.

“Houve aumento real, mas eu não sei quanto era. Isso é coisa que o Executivo negocia lá, mas não é muita coisa não”, comentou o vereador Renivaldo Nascimento (PSDB), que compõe a base do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). “Não tem como falar [sobre o teor do projeto]. Eu nem ligo muito para isso, até porque aumento de servidor não se discute, a verdade é esta”, completou.

Leia mais...

Cidades/Geral Criminosos explodem agência do Banco do Brasil e fazem duas pessoas reféns

Publicado em Quarta - 19 de Dezembro de 2018 | por Wesley Santiago/Olhar Direto

Segundo o Núcleo de Polícia Militar de Ipiranga do Norte, os criminosos aproveitaram a madrugada para cometer o assalto a banco. Antes de entrar na agência, os bandidos abordaram dois homens e os fizeram como refém, na tentativa de garantir a fuga em um possível confornto com as autoridades.

Depois, os bandidos explodiram caixas eletrônicos da agência bancária e fugiram logo em seguida. O valor que eles conseguiram levar ainda não foi informado.

Os reféns foram liberados logo depois do assalto. Os criminosos ainda teriam efetuado disparos de arma de fogo, que atingiram uma residência. Não houve confronto com a polícai e nem feridos.

Leia mais...

Policia MT Adolescente é esfaqueado durante festa em comunidade de MT por se recusar a dançar

Publicado em Terça - 18 de Dezembro de 2018 | por Por Leandro Trindade, TV Centro América

De acordo com a Polícia Militar, o adolescente estava na festa com os amigos dele e um homem, que ainda não foi identificado, o convidou para dançar e ele se recusou. Em seguida, o suspeito deu um golpe de faca nele e fugiu em direão a uma área de mata.

Leia mais...

Educação/Vestibular Em 2017, apenas 2,5% dos cursos de graduação tiveram nota máxima

Publicado em Terça - 18 de Dezembro de 2018 | por Por Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil

O CPC classifica os cursos em uma escala de 1 a 5. O conceito 3 reúne a maior parte dos cursos. Aqueles que tiveram um desempenho menor que a maioria recebem conceitos 1 ou 2. Já os que tiveram desempenho superior à maioria, recebem 4 ou 5.

Leia mais...

Policia MT Professor de escolinha de futebol é preso acusado de assediar e estuprar meninos

Publicado em Terça - 18 de Dezembro de 2018 | por Gazeta Digital

A investigação começou em outubro deste ano, quando a mãe de um menino procurou a Delegacia e relatou os fatos praticados pelo professora da escolinha de futebol que atende os bairros Dr. Fábio, Três Barras e Novo Horizonte. A escolinha atende dezenas de crianças e adolescentes, sexo masculino, entre 8 a 16 anos.

Leia mais...
O apelo emocional das festas de Natal e Ano Novo faz com que muitas pessoas tomem decisões financeiras impensadas
O apelo emocional das festas de Natal e Ano Novo faz com que muitas pessoas tomem decisões financeiras impensadas

Economia 20% dos consumidores gastam mais do que podem

Publicado em Terça - 18 de Dezembro de 2018 | por Marianna Peres/Diário de Cuiabá

A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, ressalta a importância de resistir aos excessos de consumo e alerta para o risco da inadimplência, principalmente com as despesas do cartão de crédito.

Leia mais...

Nacional CNJ aprova novo auxílio-moradia de até R$ 4.377,73 para magistrados

Publicado em Terça - 18 de Dezembro de 2018 | por Por Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil

A norma tem validade a partir de janeiro de 2019, mesmo mês em que os magistrados brasileiros devem receber o aumento de 16,38% nos salários, que acompanham o reajuste aprovado neste ano no Congresso para os vencimentos de ministros do Supremo.

Leia mais...
Mato Grosso é o segundo estado com mais queimadas — Foto: Reprodução/JN
Mato Grosso é o segundo estado com mais queimadas — Foto: Reprodução/JN

Meio Ambiente MT é 2º em número de focos de queimadas nos últimos 5 anos e só fica atrás do PA, diz Inpe

Publicado em Terça - 18 de Dezembro de 2018 | por Por Lidiane Moraes, G1 MT

Neste ano, foram detectatos quase 18 mil focos, 42% menos que em 2017, quando houve quase 31 mil registros de queimadas. Em 2016 e 2015, o número de focos foi praticamente o mesmo, em torno de 27 mil registros. Já em 2014, foram identificados 24 mil focos.

O primeiro do ranking é o Pará, com 173,6 mil focos registrados nos últimos cinco anos.

Ainda segundo o levantamento, Mato Grosso registrou 1.756 focos de incêndio nos últimos cinco meses.

Leia mais...