Noticias Saúde
Como tratar hiperatividade sem remédio
Uma criança inquieta, que na escola mal para sentada na cadeira, é uma forte candidata a receber um diagnóstico comum no Brasil: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), tratado, na maioria dos casos, com remédios tarja preta. Houve um tempo em que os psicofármacos usados no tratamento, como a famosa ritalina, até se esgotavam nas farmácias brasileiras. Esse tempo passou.
Quer emagrecer? Pense no almoço na hora do café da manhã
Para os autores, essa revelação pode ter implicações significativas para a redução da obesidade e do sobrepeso. Para isso, eles recomendam que os restaurantes permitam que os clientes possam encomendar suas refeições com horas de antecedência por meio de aplicativos e, melhor ainda, aconselham que as pessoas prepararem suas refeições em casa e levem marmita.
Estudo sugere que hábitos ruins de sono podem elevar risco de diabetes
Pesquisadores examinaram dados de padrões de sono e resistência à insulina em 788 homens e mulheres que não tinham diabetes. Pessoas com obesidade, doenças do coração, pressão alta ou colesterol elevado foram excluídas da análise.
Misturar álcool e energético aumenta risco de intoxicação
De acordo com os autores, esse estudo fornece evidência de que a mistura de vodca (ou qualquer outra bebida alcoólica) com energético leva a um maior desejo de beber álcool, em comparação com a mesma quantidade de álcool consumida sozinha. Os resultados também são consistentes com estudos em animais que mostraram que a cafeína incrementa as propriedades de recompensa do álcool.
SUS oferecerá remédio que pode prevenir a aids
A estimativa do Ministério da Saúde é de que 10 mil pessoas tenham acesso ao medicamento no primeiro ano. “O remédio deverá ser ofertado em serviços especializados do SUS para populações com risco acrescido, como travestis, homens que fazem sexo com homens, transexuais e profissionais do sexo”, disse a pasta, em nota.
MT não vai usar o “fumacê aéreo” para combater Aedes aegypti
Conforme o Sindag, os aviões usariam produtos fornecidos e aprovados pelo Ministério da Saúde (MS). "O Sindag não defende um produto específico. Pela proposta, caberia ao Ministério da Saúde fornecer o produto de sua escolha e, havendo dúvida quanto à segurança de algum princípio ativo, caberia às autoridades sanitárias substituí-lo", reforçou.
Mundo tem 2,5 milhões de novos casos de HIV por ano, diz estudo
Hoje, existem cerca de 38,8 milhões de pessoas vivendo com HIV. Em 2000, avia 28 milhões de pessoas com o vírus. As mortes anuais por Aids caíram de um pico de 1,8 milhão em 2005 para 1,2 milhão em 2015.
Anvisa proíbe venda de lote de extrato de tomate com pelo de roedor
Por meio de nota, a Heinz Brasil informou que o caso foi registrado em julho do ano passado pela Gerência Colegiada da Superintendência de Vigilância Sanitária de Minas Gerais e que o lote em questão já foi recolhido. “Na ocasião, a empresa recolheu as embalagens disponíveis no comércio, não havendo qualquer contraindicação ao consumo dos lotes presentes nos mercados hoje”.
Tempo seco exige cuidados com a saúde para evitar doenças
A umidade relativa do ar registrada no DF ficou em cerca de 30% nos últimos dias, segundo a Defesa Civil. Pelos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal é de 60%. A entidade recomenda a decretação do estado de atenção quando os índices ficam entre 20% e 30%.
Governo promete mais 100 UTI
Em todo o Estado, a secretaria aponta que existem 455 UTI adulto sendo 182 do SUS, 167 UTI Neonatal, sendo 72 pertencentes ao SUS, e 59 UTI pediátrica, sendo 24 do Sistema Único de Saúde.