Noticias Saúde
Anvisa alerta para riscos do consumo da ração humana
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fez um alerta sobre os riscos do consumo da chamada ração humana. De acordo com a Anvisa, esse tipo de produto não oferece todos os nutrientes necessários para uma alimentação adequada.
Especialistas orientam a população sobre Insônia
“A possibilidade de tratamento chega a surpreender o paciente, que não imagina que a Insônia é um distúrbio. Atraídos pela curiosidade, estes pacientes saem das palestras com esperança de se livrar de um mal que os acompanha há anos”, revela o dr. Rubens Reimão, presidente do Departamento de Neurologia da APM.
Homem que contraiu Aids em hospital de Niterói espera há dez anos por Justiça
Contaminado pelo vírus da Aids há mais de dez anos no Hospital Previdenciário de Niterói (atualmente Hospital Municipal Carlos Tortelly), na região metropolitana do Rio, um homem de 47 anos ainda espera por Justiça. Na ocasião, ele estava internado na unidade de saúde em decorrência de dengue hemorrágica. Apesar de o episódio ter ocorrido há dez anos, até hoje, o paciente que preferiu não se identificar e será tratado nesta reportagem pelo nome fictício de José não foi indenizado
Curso de imersão em doenças cardiovasculares começa nesta semana
O curso de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (Savc), sigla em português para Advanced Cardiologic Life Support (ACLS), será realizado no anexo didático no Hospital Universitário Júlio Müller, nos dias 11 de 12 de junho. Viabilizado pelo Comitê Educativo da Unimed Cuiabá e promovido pela American Heart Association (AHA), o curso de imersão visa preparar os cooperados para lidar com situações de emergência associadas às doenças cardiovasculares durante procedimentos médicos.
Começa nova etapa da campanha de vacinação em Lucas contra polio
Começou hoje, em todas as unidades de saúde de Lucas do Rio Verde, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a polio. Devem se vacinadas todas as crianças menores de 5 anos de idade. De acordo com a coordenadora das unidades de Saúde, Luciane Ritter, a meta para o município é imunizar 3.275 crianças, até o final da campanha em 30 de junho. Para facilitar o acesso dos pais, no dia 18 de junho (sábado), a Secretaria de Saúde promoverá o dia "D" de vacinação. Neste dia, todas unidades estarão abertas até às 17h.
Whitney Houston tem enfisema pulmonar
A cantora Whitney Houston, dona de uma "voz única" e de imensa potência, sofre de enfisema pulmonar. Segundo o site National Enquirer, apesar da doença estar em fase inicial, já está afetando as cordas vocais da musa norte-americana
Vacinas serão vendidas a preço de custo para países pobres
Quatro gigantes farmacêuticas anunciaram nesta segunda-feira que farão cortes significativos no preço de venda de suas vacinas para países em desenvolvimento.
Queda do medo com a aids faz casos aumentarem, diz professor
Em 30 anos, a aids passou de uma das mais mortais doenças para um mal crônico - pelo menos naqueles casos de pacientes conscientes, que tomam seus remédios e visitam seus médicos regularmente. Contudo, com o avanço do tratamento, a população começou a perder o medo da doença e muitas pessoas pararam de se cuidar - o que leva ao aumento de casos. Essa é a opinião do doutor Marcos Boulos, professor do Departamento de Moléstias Infecciosas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
Juiz "anula" edital para OS assumir central de remédios
O juiz Francisco Alexandre Ferreira Mendes Neto, da Segunda Vara Especializada da Fazenda Pública, em Cuiabá, determinou, por meio de liminar a suspensão do “Chamamento Público” da Secretaria de Estado de Saúde, para selecionar Organização Social (OS) que implantará e administrará uma Central Estadual de Abastecimento de Insumos de Saúde (Ceadis). Com isso, a Secretaria publicou, hoje, no Diário Oficial do Estado, a suspensão do edital.
Ministério da Saúde recomenda vacina contra sarampo e rubéola para viajantes
Todos os viajantes que pretendem visitar outros países devem estar vacinados contra o sarampo e a rubéola. É o que recomenda o Ministério da Saúde, seguindo orientação da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Os vírus causadores dessas doenças ainda circulam intensamente em diversos países do mundo. Por isso, ao viajar para o exterior, as pessoas que não foram vacinadas ficam expostas ao risco de contrair sarampo e rubéola, podendo contribuir a reintrodução dessas doenças no Brasil.
