Noticias Saúde
Exercícios evitariam 25% dos casos de câncer de mama e cólon
Cerca de 25% dos casos de câncer de mama e de cólon poderiam ser evitados se os pacientes praticassem exercícios físicos por pelo menos 150 minutos por semana, advertem as novas Recomendações Mundiais sobre Atividade Física apresentadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Pressão e taxas de colesterol caem nos países mais ricos
O mundo está mais gordo, mas começa a controlar a pressão e o colesterol.
Leia mais...
É preciso reverter a tendência para aumentar a longevidade
Já tínhamos conhecimento de que o excesso de peso e a obesidade tornam-se mais frequentes no mundo, mas não havia ainda uma pesquisa que apresentasse dados coletados de tantos países --e com uma análise evolutiva de quase 30 anos. Embora o IMC (índice de massa corporal) não seja o único nem o melhor indicador, é o mais utilizado em avaliações de grandes amostras, pela facilidade de sua determinação e sua associação com doenças ligadas ao excesso de adiposidade.
Diabéticos têm dez vezes mais chance de contrair gripe
Os doentes com diabetes tipo 1 teriam dez vezes mais probabilidade de contrair gripe, meningite e outras doenças derivadas do enterovirus, informa o "British Medical Journal".
Obesidade dobra no mundo nos últimos 30 anos
A obesidade no mundo dobrou nos últimos 30 anos, segundo uma pesquisa global publicada no "Lancet".
“Saúde Não Tem Preço” inicia distribuição de remédios gratuitos contra hipertensão e diabetes
A rede de farmácias e drogarias conveniadas à rede Aqui Tem Farmácia Popular começa a oferecer, a partir desta quinta-feira (3), medicamentos gratuitos para o tratamento de hipertensão e diabetes. O anúncio foi realizado pela presidenta da República, Dilma Rousseff, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Até o dia 14 deste mês, todos os 15.069 estabelecimentos credenciados já terão aderido plenamente ao programa, após concluírem a adaptação dos sistemas de vendas (confira a tabela dos princípios ativos no site www.saude.gov.br).
Carnaval: Especialistas do Into recomendam cuidados com o corpo para que não haja riscos de traumas e lesões durante a folia
Carnaval é uma época em que as pessoas costumam abusar em alguns quesitos que variam desde a alimentação até o esforço físico. Afinal de contas, é tempo de muito samba no pé - na avenida ou em bailes - e longos percursos atrás de blocos de rua. Para que os exageros não causem conseqüências para a saúde, especialmente para os mais sedentários, e a festa seja memorável, é preciso se precaver para evitar quedas e lesões. De acordo com o chefe do Centro de Trauma Ortopédico do Adulto do Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia), Leonardo Rocha, os riscos de a folia acabar antes do tempo não são poucos.
Gordura no fígado: ressonância magnética é cada vez mais usada na detecção da doença
A esteatose hepática não alcoólica, popularmente conhecida como ‘gordura no fígado’, é uma condição cada vez mais comum nos países ocidentais. Calcula-se que cerca de 20% dos brasileiros sofram desse problema muitas vezes assintomático que causa aumento do fígado e mudança em sua coloração – podendo evoluir para hepatite gordurosa e cirrose hepática caso não seja diagnosticado e tratado a tempo.
Ar condicionado dobra risco de contaminação
Olhos vermelhos, sensação de corpo estranho, ardência, coceira e visão borrada são os sintomas da síndrome do olho seco que está lotando os consultórios. De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, na última semana o número de pacientes com sintomas de olho seco dobrou. Não é para menos. A OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que a incidência da síndrome salta de 10% para 20% no verão entre trabalhadores que abusam do ar condicionado em ambientes fechados e sem ventilação.
Cafeína age de forma oposta em homens e mulheres sob estresse
Um estudo realizado por psicólogos da Universidade de Bristol descobriu que beber café com cafeína aumenta a performance de uma mulher em situações de estresse, mas tem efeito oposto sobre os homens.