Noticias Saúde
Helicóptero usado por Jackson Lago explode e mata piloto
O helicóptero que estava a serviço do ex-governador Jackson Lago (PDT) pegou fogo na manhã desta quinta-feira, na cidade de Imperatriz (MA), matando o piloto, Luís Flávio Quinta, 50. O piloto estava só no helicóptero.
Agência estabelece prazos máximos de atendimento a clientes de planos de saúde
A ans (Agência Nacional de Saúde Suplementar) estabeleceu prazos máximos de atendimento aos clientes de planos de saúde. Os prazos, a serem cumpridos pelas operadoras de planos de saúde, variam de três a 21 dias, dependendo da especialidade.
Estudo descobre evidência de que hiperatividade é genética
Um novo estudo publicado no site do jornal médico "The Lancet" na quarta-feira (29) descobriu uma evidência de que o distúrbio conhecido como TDAH (deficit de atenção e hiperatividade) pode ser genético. As crianças com o problema têm duas vezes mais chance de ter cromossomos ausentes ou excedentes do que as normais.
Brasil é destaque no tratamento de pacientes com Paralisia Cerebral
A médica gaúcha Ana Paula Tedesco, escolhida para representar o Brasil na Reunião Anual, promovida pela Academia Americana de Paralisia Cerebral, que teve como tema Shared Learning - global Perspective, que visa o conhecimento de como é a paralisia cerebral ao redor do mundo. O evento, que aconteceu de 22 a 25 de setembro, em Washington (USA) é referência mundial no tratamento da paralisia e de outras doenças neurológicas. Dra. Ana Paula abordou principalmente a paralisia cerebral no Brasil, aspectos positivos e negativos desde o diagnóstico, tratamento e visão na sociedade.
Mais de 500 servidores do Hospital Júlio Muller deflagram greve na 2ª
Cerca de 500 servidores do Hospital Universitário Júlio Muller já estão em estado de greve desde esta quarta (29) e vão cruzar os braços na próxima segunda (4). Enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos e todos os funcionários efetivos, com exceção dos médicos, decidiram deflagrar a paralisação devido às péssimas condições de trabalho. “Para se ter uma ideia, nesta quinta (30), por exemplo, o refeitório teve que ser fechado por falta de condições”, pontuou a coordenadora do Sintuf Ana Bernadete Almeida.
Pesquisa revela que 39% das brasileiras acreditam estar imunes ao câncer de mama
O câncer é a doença mais temida pelas mulheres brasileiras. No entanto, grande parte delas está desinformada com relação a uma das formas mais comuns da doença: o câncer de mama. As conclusões constam de pesquisa feita pela Instituto Ipsos, sob encomenda do Instituto Avon.
Uma a cada quatro mães não sabe amamentar
Apesar de tantas campanhas e de ninguém questionar as vantagens, uma em cada quatro mulheres enfrenta dificuldades na hora de amamentar.
Brasil lidera reação das Américas contra o fumo
O Ministério da Saúde do Brasil conseguiu aprovar nesta quarta-feira (29) na Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) uma resolução para que os países do continente se unam contra as manobras da indústria do tabaco. O texto, apresentado pelo ministro José Gomes Temporão na reunião do Conselho Diretor da OPAS, em Washington, Estados Unidos, representa uma reação das Américas contra as ações adotadas pelo setor tabacaleiro. A medida permite que os países possam se preparar ou ajudar as autoridades de saúde pública na proteção de sua população. A indústria do tabaco tem buscado na Justiça local, nos tribunais e organismos internacionais impor obstáculos às medidas de controle de exposição das pessoas ao fumo.
Teste que detecta o vírus da Aids; 10 milhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso ao tratamento
Maioria das pessoas com vírus HIV não sabe da infecção
Mais de 50% das pessoas infectadas pelo vírus da Aids não sabem que estão contaminadas e 10 milhões em todo o mundo não têm acesso a remédios e tratamento. O alerta está em um novo relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde), que aponta a necessidade de US$ 10 bilhões para garantir o tratamento a todos.
Ministério da Saúde reajusta valores pagos a cirurgias cardíacas no SUS
A Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde publica nesta quarta-feira no "Diário Oficial da União" as portarias que reajustam entre 4% e 227%, a partir de novembro, o valor de 105 procedimentos cardiovasculares que constam da tabela do SUS (Sistema Único de Saúde).