Publicado em Domingo - 23 de Maio de 2010 | por Diego Junqueira

Remédios similares são líderes, mas enfrentam resistência dos médicos

Os medicamentos similares, apesar de dominar as vendas de remédios no Brasil, com 65% do mercado, dividem a opinião dos médicos com relação a sua eficácia. Enquanto alguns especialistas dizem que esses remédios são seguros e confiáveis, outros são mais resistentes e evitam receitá-los para seus pacientes.
Leia mais...
Getty Images
Genéricos detêm 13% das vendas de remédios no Brasil, contra 65% dos similares
Genéricos detêm 13% das vendas de remédios no Brasil, contra 65% dos similares

Gays precisam de documento em cartório para incluir companheiro no plano de saúde

Publicado em Domingo - 23 de Maio de 2010 | por Camila Neumam, do R7

Leia mais...

Ouro pode ser usado em tratamentos contra câncer

Publicado em Sábado - 22 de Maio de 2010

O ouro, utilizado como valor refúgio na economia mundial, tem um futuro brilhante em aplicações para a medicina, o meio ambiente e a energia, estimaram especialistas reunidos em Lima para discutir o presente e o futuro do metal precioso.
Leia mais...

Sobreviventes de ataques cardíacos temem sexo, diz pesquisa

Publicado em Sábado - 22 de Maio de 2010

Pacientes que sobreviveram a um ataque cardíaco têm tendência a evitar relações sexuais, temendo que elas possam causar sua morte, segundo pesquisadores americanos.
Leia mais...

Época: uma em cada 7 entre 18 e 39 anos já fez aborto no Brasil

Publicado em Sábado - 22 de Maio de 2010 | por Isabel Clemente e Naiara Lemos

Uma em cada sete mulheres brasileiras entre 18 e 39 anos já fez aborto. Isso significa um grupo de cerca de 5,3 milhões de brasileiras, ou 15% da população no auge da idade reprodutiva. Quase a metade delas é casada ou vive com um companheiro, é católica ou evangélica, tem filhos. Esses números resultaram da primeira pesquisa nacional domiciliar sobre o aborto, cujos detalhes ÉPOCA publica com exclusividade.
Leia mais...

Efeitos colaterais de remédio para colesterol precisam ser monitorados

Publicado em Sexta - 21 de Maio de 2010

Pessoas que tomam estatinas para baixar o colesterol correm um risco maior de sofrer disfunção hepática, insuficiência renal, fraqueza muscular e cataratas. Os efeitos colaterais da droga devem ser cuidadosamente monitorados, informaram pesquisadores nesta sexta-feira.
Leia mais...

Governo vai vacinar crianças até 4 anos contra gripe suína

Publicado em Sexta - 21 de Maio de 2010 | por Mario Hugo Monken

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou na tarde desta sexta-feira (21) que o governo vai usar o estoque extra de 10 milhões de vacinas contra a gripe A (H1N1), popularmente conhecida como suína, e incluirá um novo segmento da população na campanha: a de crianças de dois anos até quatro anos (antes, apenas os bebês de seis meses a dois anos de idade estavam no grupo com direito a tomar a dose).
Leia mais...

Entre 35 e 39 anos, de cada cinco brasileiras, uma já fez aborto

Publicado em Sexta - 21 de Maio de 2010

A primeira pesquisa nacional sobre aborto no Brasil traça um novo perfil da mulher que interrompe a gravidez. Ao contrário do que se pensava, a maioria não é de jovens solteiras, e sim de mulheres que têm um companheiro. Quase 60% delas também têm filhos. Quanto maior o grau de escolaridade, menor o número de mulheres que fizeram aborto.
Leia mais...

Estudo mostra que 15% das mulheres brasileiras entre 18 e 39 anos já fizeram aborto

Publicado em Sexta - 21 de Maio de 2010

Concluída a maior pesquisa já feita sobre o aborto no Brasil. O estudo foi coordenado por professores da Universidade de Brasília e de um instituto ligado aos direitos humanos. E os dados são surpreendentes. Em cada 100 mulheres entre 18 e 39 anos, 15 já interromperam a gravidez.

Leia mais...

Vacina contra gripe suína pode causar "falso positivo" em exame de HIV

Publicado em Sexta - 21 de Maio de 2010

O Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica para profissionais da área em que informa que a vacina contra a gripe A (H1N1), popularmente conhecida como suína, pode influenciar os resultados de exames que detectam o vírus HIV. A vacina, que começou a ser aplicada no dia 8 de março, pode fazer com que o teste dê positivo para o vírus da Aids mesmo que a pessoa não esteja infectada pela doença. O efeito é temporário.
Leia mais...