Noticias Saúde
Estudo: aspirina reduz mortes por diversos tipos de câncer
Uma pequena quantidade de aspirina, ingerida diariamente, reduz consideravelmente o risco de morte por diversos tipos de câncer, como o de colo e o de próstata, revela um estudo publicado nesta terça-feira pela revista médica britânica The Lancet.
Belém sedia o I Simpósio Brasileiro de Saúde Ambiental
Com o tema “Ciência e Saúde Ambiental – Teorias, Metodologias e Práxis”, será realizado, de 6 a 10 de dezembro, em Belém/PA, o I Simpósio Brasileiro de Saúde Ambiental. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco) em parceria com o Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (DSAST/SVS/MS) e o Instituto Evandro Chagas (IEC/SVS/MS), ambos da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.
Chances de sobrevivência de siameses são baixas
Não há estudos brasileiros sobre os desfechos das cirurgias de separação de gêmeos siameses. Também não se sabe qual a média de sobrevivência daqueles que não podem ser separados.
As siamesas Keroly e Kauany, de 10 meses, antes da cirurgia
Cirurgia separa siamesas de MT que viveram 10 meses grudadas pelo abdome
As meninas foram separadas em uma complexa cirurgia que durou 12 horas e envolveu 20 profissionais-entre cirurgiões, anestesistas e enfermeiros- do ICr (Instituto da Criança) do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Termo "siamesas" vem de caso ocorrido na Tailândia
A expressão "siameses" vem de um famoso caso acontecido no Sião, Tailândia, em 1811. Chang e Eng nasceram colados pelo ombro. Os fígados eram ligados, mas as funções eram autônomas.
Brasil tem 24 cidades sob risco de surto de dengue
O Brasil tem 24 cidades sob risco de surto de dengue, segundo o Ministério da Saúde, que divulgou nesta segunda-feira (6) a atualização dos resultados do Liraa (Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti).
Ministério da Saúde diz que uma pessoa muda de sexo a cada 12 dias no Brasil
Uma pessoa se submete a uma cirurgia de mudança de sexo na rede de saúde pública do Brasil a cada 12 dias, que oferece esse tipo de cirurgias desde agosto de 2008, informou o Ministério da Saúde.
Crack e cocaína podem levar à perda de visão
Enquanto o uso de cocaína refinada vem sendo combatido mundialmente, em forma de crack a droga já fez mais de meio milhão de dependentes no Brasil, com índice de morte em torno de 30% em cinco anos, no máximo. Além da rápida dependência e de alterações cerebrais muito importantes, o usuário pode até mesmo perder a visão.
Estudo associa aborto espontâneo a maior risco de ataque cardíaco
Pesquisadores alemães descobriram que a recorrência de abortos espontâneos em mulheres está relacionada a problemas cardíacos. Publicado na revista científica Heart, o estudo mostrou que mulheres que abortaram mais de três vezes têm um risco cinco vezes maior de ter um ataque cardíaco.