Noticias Saúde
Mato Grosso tem 5º pior índice de vacinação contra H1N1
A vacinação contra Influenza A H1N1 encerra hoje em Mato Grosso com índice abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde. Enquanto a média nacional de imunização ficou em 88%, o Estado ocupa a 23º posição do país com 76% de cobertura enquanto o mínimo recomendado é de 80%. Desde o início da campanha nacional Mato Grosso registra números pouco satisfatórios.
Alcançada metade da meta de vacinação de crianças em Mato Grosso
Pelo menos 138,3 mil crianças com até cinco anos foram vacinadas em Mato Grosso contra poliomielite. O número corresponde a 52,6% da meta, que é de 262,9 mil crianças. A campanha começou no último sábado.
Em MT, um médico para cada 931 habitantes
A população de Mato Grosso convive com uma das maiores incidências de escassez médica do país, onde para cada grupo de 931 habitantes existe um profissional para dar conta. A média nacional é de um para cada 578 habitantes. Entre Cuiabá e Várzea Grande, onde está cerca de 26% da população estadual, encontram-se 50,2% dos 3.334 médicos existentes no Estado. O restante está distribuído nos demais 139 municípios. Os números foram divulgados ontem, atestando a precariedade da assistência médica em Mato Grosso.
"Menopausa masculina" não é mito, mas é rara, dizem cientistas
Os pesquisadores analisaram mais de 3.369 homens entre 40 e 79 anos de oito cidades europeias para verificar se eles enfrentam o problema, também chamado hipogonadismo masculino tardio, que se reflete em um declínio na produção do hormônio masculino testosterona.
Redes sociais devem recrutar doadores e aumentar os estoques de sangue
O periódico médico "Lancet" afirma em editorial que é possível aumentar os estoques mundiais de sangue com a ajuda de redes sociais e sites como Facebook e Google.
Pacientes com alta concentração dos nutrientes no sangue apresentaram menor risco
Vitamina B diminui risco de câncer de pulmão, sugere estudo
Um estudo europeu indicou que pessoas com alta concentração de vitamina B no sangue parecem apresentar risco menor de desenvolver câncer de pulmão. Os altos níveis de vitamina B6 e do aminoácido metionina cortam o risco pela metade, sugere o estudo, que acompanhou 400 mil pessoas por oito anos.
Médicos estudam uso de botox para combater obesidade
Estudo analisa se botox ajuda a emagrecer
A substância que dá origem ao Botox, tratamento antirrugas que mais cresce no mercado segundo a Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética (Asaps), pode ajudar a emagrecer. A toxina botulínica é estudada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para diminuir a intensidade dos movimentos feitos pelo estômago e tornar a digestão mais lenta.
Homens obesos têm menos desejo sexual e mais doenças
A relação entre obesidade e disfunção erétil, que já havia sido detectada antes, foi confirmada. O estudo mostrou que o problema é 2,5 vezes mais frequente entre homens acima do peso ou obesos.
Dono fecha clínica onde três morreram após endoscopia
O médico dono de uma clínica em Joaçaba (SC), onde três mulheres morreram em maio após se submeterem a um exame de endoscopia, pediu o cancelamento do alvará do estabelecimento na prefeitura da cidade.
Medicamentos para doenças crônicas alteram a visão
O alerta da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para o crescimento de 48% do consumo de antidepressivos no Brasil nos últimos quatro anos, chama a atenção para um problema desconhecido pela maior parte da população – os efeitos adversos dos medicamentos na visão. Isso porque, o País hoje soma 17 milhões de pessoas com depressão, dos quais 11 milhões são mulheres, e por aqui os antidepressivos mais utilizados são os inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS). Um recente estudo realizado na Universidade de British Columbia (Canadá) aponta que esta classe de antidepressivos pode aumentar em 15% o risco de surgir catarata por causa dos receptores de serotonina do cristalino.