Noticias Saúde
Municípios aproveitam campanha contra pólio para vacinar crianças contra gripe suína
Na maior parte das cidades brasileiras as crianças de até 5 anos de idade que estão tomando as gotinhas da vacina contra a poliomielite também podem ser imunizadas contra a gripe H1N1 -- conhecida como gripe suína.
Hoje é Dia Nacional de Vacinação contra a Poliomielite
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, reforçou o recado para os pais levarem as crianças de até 5 anos para tomarem vacina contra a paralisia infantil neste sábado, dia 12. Ele acompanhou a abertura da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, no campus da Fiocruz, no Rio de Janeiro. O local é o maior posto de vacinação do país e, hoje, está sendo palco de uma série de atividades culturais, artísticas e esportivas para a população.
Cuiabá acumula 3,5 mil casos de dengue durante o ano, com três óbitos
Cuiabá terminou a segunda semana do mês de junho com o registro de 3.588 casos de dengue e 3.156 confirmações. Do total divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, 15 casos foram confirmados apenas na última semana e a cidade já tem 76 casos considerados graves.
Hoje é dia da criançada tomar gotinha contra a paralisia
Hoje é dia de levar todas as crianças menores de 5 anos de idade aos postos de vacinação para receber as gotinhas contra a poliomielite, ou paralisia infantil. Em Cuiabá, 43.246 crianças são o total a ser atingido na meta de 95% do público estipulado pelo Ministério da Saúde. Além de centros de saúde, unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) e policlínicas (exceto a do Pedra 90), as vacinas poderão ser encontradas nos três shopping centers da Capital.
Cérebro insensível é mais vulnerável à corrupção, dizem pesquisadores
A hipótese, baseada na análise de imagens do cérebro captadas por meio de ressonâncias magnéticas funcionais e em exames que detectam as descargas de adrenalina do sistema nervoso, foi apresentada hoje no congresso Cérebro, Comportamento e Emoções, em Gramado, pelo neurologista André Palmini, da PUC do Rio Grande do Sul.
Planos de saúde sobem 6,73%. Mais de 7 milhões serão afetados
Nesta sexta-feira (11), a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) estipulou em 6,73% o índice máximo de reajuste para os planos de saúde médico-hospitalares, individuais ou familiares, contratados a partir de janeiro de 1999. Curiosamente, o anúncio do reajuste ocorre na mesma semana em que entraram em vigor as novas regras de cobertura para as operadoras de planos de saúde.
Pílula "dos 5 dias seguintes" entra em discussão nos EUA
A aprovação de uma nova "pílula do dia seguinte", eficaz por até cinco dias após a relação sexual, será discutida semana que vem por um grupo de conselheiros do FDA.
Brasil sofre com baixo estoque de vacina contra raiva
Os estoques de vacina contra raiva humana estão abaixo do nível de segurança em vários pontos do país. Alegando sucessivos problemas com o laboratório fornecedor - o Instituto Butantan -, o governo não fez a compra programada para 2010. Para não ficar sem o produto, Estados e municípios passaram a fazer remanejamento de estoques: quem tem maior quantidade cede parte das doses para locais onde o problema é mais grave.
Governo recolhe 20 milhões de remédios contra tuberculose por causa de manchas pretas
O Ministério da Saúde está retirando de circulação 20 milhões de comprimidos de um medicamento usado no tratamento da tuberculose. A razão para isso é que “pontos pretos” foram encontrados em alguns lotes do remédio. Desde março, cerca de 10 milhões de comprimidos já foram recolhidos.