Noticias Saúde
Ministério da Saúde apresenta projeto piloto de pesquisa a ser desenvolvido em Mato Grosso na área de Zoonoses
Representantes da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde (MS) apresentaram um projeto piloto a ser executado em Mato Grosso na área de Vigilância em Zoonoses. O projeto “Estratégia Nacional de Vigilância Integrada em Zoonoses” é uma iniciativa do Centro de Controle de Doenças e Prevenção (CDC), dos Estados Unidos, que buscou parceria com o Brasil.
Descubra o quanto dançar faz bem à saúde
A dança não é apenas uma atividade voltada para a diversão. Além de melhorar o físico e estimula os sentimentos, ela aumenta os níveis de serotonina no corpo, provocando bem-estar e alegria.
Os resultados mostram que a menor duração do sono está associada ao ìndice de Massa Corporal (IMC) mais elevado
Estudo: Adolescentes que dormem pouco ganham quilos a mais
Adolescentes que dormem menos ganham mais peso. Esse é o resultado de uma pesquisa apresentada nesta terça-feira (4) durante o encontro anual das Sociedades Acadêmicas de Pediatria, em Vancouver, no Canadá.
Mamografia antes dos 40 não compensa
O custo-benefício de se submeter a mamografias antes dos 40 anos é baixo, de acordo com um estudo americano publicado nesta semana no "Journal of the National Cancer Institute".
Dormir pouco pode levar à morte prematura
Dormir menos de 6h por noite eleva risco de morte, diz estudo
Pesquisadores italianos e britânicos afirmaram que pessoas que dormem menos de seis horas por noite poderão ter uma morte prematura.
Mulheres que tomam anticoncepcionais não hormonais têm menor risco de problemas
Uso de anticoncepcional aumenta risco de problemas sexuais em mulheres
Mulheres que usam métodos anticoncepcionais, de uso oral ou não, têm maior risco de sofrer alguma disfunção sexual, segundo um estudo alemão publicado nesta terça-feira (4) no The Journal of Sexual Medicine. As disfunções sexuais mais comuns são a falta de desejo, dificuldades de chegar ao orgasmo, problemas de lubrificação e de excitação, entre outros. É muito comum um destes problemas atingir duas a cada cinco mulheres, de acordo com a pesquisa.
Falta de cuidados e de informação é a maior barreira para ouvir bem
Nas ruas é comum encontrarmos pessoas usando óculos, mas não é isso o que acontece no caso da deficiência auditiva. Apenas 40% das pessoas com perda de audição reconhecem que ouvem mal. A falta de informação e o preconceito fazem com que a maioria demore, em média, seis anos para tomar uma providência. Ao sentir alguma dificuldade para ouvir, a pessoa deve consultar um especialista que irá avaliar a causa, o tipo e o grau da perda auditiva. A partir do resultado dos testes, como o de audiometria, será indicado o tratamento mais adequado. Muitas vezes, o uso de aparelho auditivo resolve o problema.
Triatleta participa de evento contando como a asma mudou sua vida, para melhor
A Associação Brasileira de Asmáticos de São Paulo (ABRA-SP) promove, em 8 de maio de 2010, a 14ª Jornada contra a Asma. O evento acontece no Parque do Ibirapuera, na capital paulista, das 9h às 13h, em comemoração ao Dia Mundial da Asma.
OMS prepara orientações para tratamento de pessoas picadas por cobras venenosas
Pelo menos 5 milhões de pessoas em todo mundo são vítimas de ataques de cobras venenosas, que acabam provocando a morte de cerca de 100 mil anualmente. Para evitar o agravamento da situação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) vai publicar novas orientações sobre o tratamento dispensado às vítimas. A ideia é incluir informações sobre a produção, a regulação e o controle do soro antiofídico, acompanhadas de um detalhamento sobre as cobras peçonhentas e suas características.
Impulsos elétricos no cérebro podem curar depressão
Impulsos elétricos diários dirigidos a uma zona particular do cérebro podem curar pessoas que sofrem de depressão, inclusive as que tenham testado sem sucesso vários antidepressivos, confirmou um estudo clínico publicado na edição de maio da Archives of General Psychiatry.