Noticias Saúde
Prefeitura de Cuiabá diz que vacinas não têm contraindicações e reafirma necessidade de passaporte da vacina
O decreto publicado pela Prefeitura de Cuiabá, que proíbe o acesso e permanência de pessoas não imunizadas, em hospitais e unidades de saúde, públicas e privadas, tem gerado repercussão. O documento não cita os casos de urgência e emergência, e nem aquelas situações em que a pessoa não tenha tomado a vacina, por recomendação médica.
Gilberto diz que Lacen ampliou capacidade de testes PCR de 40 por mês para 10 mil por dia
Cabe ao Lacen MT a emissão de pareceres técnicos para credenciamento de laboratórios, com monitoramento interno e externo, descentralização e supervisão de atividades laboratoriais em Vigilância em Saúde.
Pesquisador da Fiocruz orienta adiar viagem e cautela no Réveillon
A recomendação, segundo o especialista, é adiar as viagens programadas para o fim de ano, evitando assim a possibilidade de uma nova disseminação do vírus. Já para aqueles que não puderem adiar ou optarem por não seguir a sugestão, o ideal é aumentar os cuidados necessários para evitar o contágio.
Ainda é cedo para dizer que Ômicron é menos agressiva, alerta especialista
Baseado no comportamento observado na África do Sul, onde o vírus foi registrado pela primeira vez, a infectologista diz que o que se tem visto é um aumento no número de infecções. Ao mesmo tempo, porém, não é percebido aumento real no número de mortes e nem o agravamento dos sintomas dos quadros de Covid-19 relacionados à variante.
O racismo associado a variantes do coronavírus
Mas o preconceito não acabou.Culpar outros países pelo surgimento de uma doença - em vez de apontar como causa uma resposta política inadequada a questões de saúde, por exemplo - é uma manobra histórica para desviar a atenção de responsabilidades políticas.
Nova variante: o que já se sabe sobre a transmissibilidade da Ômicron
A pesquisa visa examinar se o risco de reinfecção de SARS-CoV-2 mudou ao longo do tempo na África do Sul, no contexto do surgimento das variantes Beta, Delta e Ômicron. E mostra que a Ômicron tem mais chances de reinfectar quem já teve Covid-19.
Qualquer vacina contra a Covid-19 funciona como dose de reforço, diz estudo
Os pesquisadores deram aleatoriamente um dos sete diferentes reforços para mais de 2.800 pessoas, incluindo vacinas feitas pela AstraZeneca, Pfizer, Johnson & Johnson, Novavax, Moderna, Curevac, da Alemanha, e Valneva, da França.
Ministério confirma cinco casos da variante Ômicron no Brasil
De acordo com a pasta, há ainda oito casos da variante em investigação no país, sendo um em Minas Gerais, um no Rio de Janeiro e seis no Distrito Federal.
Caracol indiano perigoso é confirmado em Chapada dos Guimarães
Um morador de Chapada dos Guimarães identificou a presença de uma espécie de caracol indiano, considerado perigoso e que pode transmitir doenças graves, como a meningite.
Anvisa aprova mais um produto medicinal à base de Cannabis
De acordo com a Anvisa, o produto, fabricado na Colômbia, deverá ser comercializado em farmácias e drogarias do Brasil por meio de receita médica do tipo B (de cor azul). Este é o oitavo produto à base de Cannabis aprovado pela agência.