Noticias Saúde
Pacientes com doença rara no pulmão estão sem medicamentos há cinco meses em MT
Sobre o bosentana, a secretaria informou que nos pregões realizados não apareceram interessados em fornecer o remédio. A SES disse ainda vai reabrir o pregão para tentar adquirir o medicamento nos próximos dias.
Em MT, 27 municípios têm alto risco de surto de dengue, zika e chikungunya
Ainda no Estado, outras cidades com alto índice estão Itanhagá (10,6%), Cláudia (10,3%), Santa Cruz do Xingu (8,1%), Rondolândia (8,3%), Nobres (5,3%) e Nossa Senhora do Livramento (5,0%). Já outros 48 municípios, estão satisfatórios (verde), a exemplo de Alto Boa Vista (0%), Acorizal e Alto Garças, ambos com 0,7%. Os demais em alerta, como Água Boa (2,3%), Alto Araguaia (3%) e Alta Floresta (3,6%).
ONU: uso excessivo de remédios pode matar 10 milhões ao ano até 2050
Atualmente, pelo menos 700 mil pessoas morrem todos os anos devido a doenças resistentes a medicamentos – incluindo 230 mil por causa da chamada tuberculose multirresistente.
Hipertensão afeta um em cada quatro brasileiros adultos
Para o combate à hipertensão, o ministério recomenda a adoção de um estilo de vida saudável desde a infância até a terceira idade e a realização dos exames de saúde rotineiros pelo menos uma vez no ano. A prática de exercícios físicos é outro hábito recomendado pela pasta.
Cardiologista de MT alerta que controle da hipertensão é fundamental para evitar consequências como o AVC
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão. O sobrepeso e a obesidade podem acelerar até 10 anos o aparecimento da doença. O consumo exagerado de sal, associados a hábitos alimentares não adequados também colaboram para o surgimento da hipertensão.
Exercício de força controla diabetes em obesos, segundo pesquisa
Pesquisadores do Laboratório de Biologia Molecular do Exercício (LaBMEx) fizeram experimentos com camundongos. Os animais foram submetidos a treinos de força moderado durante 15 dias e, depois desse período, foi possível constatar uma melhora na “queima” dos lipídeos, o que contribui para o tratamento da doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), popularmente conhecida como gordura no fígado.
Casos de malária no Brasil têm queda de 38%
Já na região extra-amazônica, Bahia e Espírito Santo são considerados áreas receptivas e enfrentam, segundo a pasta, grandes desafios para conter surtos.
Check up detecta doenças antes dos primeiros sintomas e salva vidas, alertam médicos
Além disso, a equipe médica sugere que essas avaliações de saúde sejam seriadas, com periodicidade anual, com indicações de exames precisas e baseadas em consensos internacionais.