Noticias Saúde
Dormir demais aumenta chance de morte, afirma estudo
Os cientistas analisaram 16 estudos, incluindo dados de sono coletados de mais de um milhão de pessoas.
Ministério da Saúde investiga no Rio eficácia de vacina contra caxumba
A Secretaria Estadual e o Ministério da Saúde apuram se o aumento de casos suspeitos de caxumba no Rio foi causado por uma redução da eficácia da vacina ao longo do tempo. No estado, até a última terça-feira (7), já havia mais notificações da doença do que em todo o ano passado. Por causa de um surto da caxumba entre os alunos, uma escola na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade, tomou uma medida extrema.
Centro de Atenção Psicossocial amplia tratamento a depressão
Os Centros de Atenção Psicossociais (Caps) de Várzea Grande oferecem tratamentos e acompanhamentos para pessoas que se encontram em quadro depressivo ou já apontam sintomas depressivos iniciais. Os serviços e tratamentos direcionados nessa área estão proporcionando o resgate da autoestima e da alegria de viver para essas pessoas. De acordo com estatísticas, cerca de 300 pessoas estão sendo atendidas nessas unidades especializadas no município várzea-grandense.
Movimento Saúde Unimed Cuiabá: Cuidados com a pele devem ter início ainda na infância, seguindo orientações e acompanhamento de dermatologista
Os tipos de peles, os cuidados e produtos disponíveis são tantos que às vezes surgem dúvidas do que pode ou não quando o assunto é o órgão mais extenso (1,5 a 2 m²) e pesado do corpo humano (mais de 15% do
Ex-hanseniano que viveu isolado na mata por 9 anos pede indenização
O ex-hanseniano João Pereira do Nascimento, de 58 anos, tinha apenas 9 anos quando foi expulso da casa em que vivia com a mãe e os irmãos no seringal Sacado, no interior do Amazonas. Ele conta que o dono do seringal descobriu que ele estava com hanseníase e não permitiu que ele vivesse mais no local. João Nascimento teve que viver isolado da família até os 18 anos, em uma casa construída no meio da mata. Hoje, ele mora em Rio Branco e luta por uma indenização.
Anvisa suspende lote de antibiótico com desvio de qualidade
A resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje (6) no Diário Oficial da União suspende a distribuição, a comercialização e o uso do lote AX4144A2D (validade até setembro de 2016) do medicamento Amoxicilina 500 mg cápsulas, fabricado pela empresa Aurobindo Pharma Indústria Farmacêutica Ltda.
Burocracia atrasa liberação de remédios à base de maconha, dizem cientistas
Deixar de fornecer remédios à base de substâncias derivadas da maconha é uma crueldade contra pacientes que têm doenças crônicas. A opinião é do neurocientista Sidarta Ribeiro, um dos mais importantes pesquisadores da área, professor e diretor titular do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Segundo ele, a maconha é utilizada em vários países para alívio da dor e do sofrimento, mas no Brasil, o uso esbarra em falta de regulamentação e de conhecimento de órgãos de classe, que dificultam o tratamento.
Portaria que exige justificativa médica para cesariana começa a valer nesta segunda-feira
A partir desta segunda-feira, as gestantes que quiserem fazer parto cesariana, via plano de saúde, precisarão ter uma justificativa médica por escrito. Com as novas regras do Ministério da Saúde para a realização de partos, os médicos deverão, entre outras medidas, preencher um partograma — documento com registros do trabalho de parto — a fim de justificar a necessidade de uma cesariana. Na prática, a medida inibe a realização de intervenções cirúrgicas desnecessárias no parto.
Jovem do DF supera 5 tumores em 10 anos e realiza sonho de ir a Paris
Aos 29 anos, o brasiliense José Jance Granjeiro passou a última década lutando contra cinco cânceres, um a cada dois anos: foram dois melanomas, um tumor no coração, um no cérebro e leucemia. Neste período, o rapaz passou por duas cirurgias, 70 ciclos de quimioterapia e um transplante. Ele nasceu com a síndrome de Li-Fraumeni, que causa o desenvolvimento de tumores.
Sífilis aumenta em 13 de 14 estados com dados disponíveis sobre doença
Os casos de sífilis aumentaram em 13 dos 14 estados do Brasil que têm dados disponíveis sobre a sífilis adquirida (aquela em que a transmissão ocorre por via sexual e não da mãe para o bebê). O G1 pediu informações sobre o número de infecções para todos os estados, além do Distrito Federal, mas apenas 14 possuíam esse registro.