Noticias Saúde
Mato Grosso inicia aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 nesta segunda-feira (27)
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) recebeu, até o momento, 132.504 doses do Ministério de Saúde, e o envio das doses aos Escritórios Regionais de Saúde (ERS) foi concluído no último sábado (25). Os municípios devem retirar os imunizantes diretamente nos ERS. Novas doses devem ser encaminhas pelo Governo Federal nas próximas semanas.
Combate à leucemia é tema de bate-papo online do MT Saúde
Fevereiro Laranja é o mês de conscientização e combate à leucemia – um tipo de câncer no sangue que afeta os glóbulos brancos e possui como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea. Existem mais de 12 tipos de leucemia e conforme a orientação dos especialistas, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são imprescindíveis para aumentar as chances de cura.
Duas mortes por leishmaniose visceral são confirmadas em Rondonópolis (MT)
A prefeitura informou que tem feito mutirão de limpeza nos bairros onde os casos foram registrados. A prevenção contra a doença é feita pela higiene e, conforme a adminstração, basta tomar os mesmos cuidados com a dengue que o mosquito não se prolifera.
Uso abusivo de álcool entre brasileiras cresce 4,25% em dez anos
Segundo o levantamento, as principais causas desses óbitos foram doença cardíaca hipertensiva (15,5%), cirrose hepática (10,4%), doenças respiratórias inferiores (8,7%) e câncer colorretal (7,3%).
Casos de malária caem 63% em MT após ações de prevenção adotadas pelo Governo
Conforme o Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Malária (Sivep-Malária), em 2021, foram registrados 4.255 casos da doença no Estado e um óbito. Dados parciais de 2022 apontam 1.590 registros e três óbitos.
Estudo aponta mais de 7 mil casos de câncer infantil até 2025; médica alerta
Com sintomas perceptíveis nas fases iniciais, a doença pode ser diagnóstica rápido e tratada com eficiência. Hoje (15) é instituido o Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil e o Gazeta Digital faz um alerta para os cuidados com a saúde dos pequenos.
MT publica decreto de atualização cadastral de pacientes para acelerar procedimentos pelo SUS
O governo do Estado publicou, nesta quarta-feira (15), decreto que determina a atualização de dados de pacientes que estão na fila de espera para cirurgias eletivas e das informações disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente do telefone atual do usuário. Segundo o Executivo, a medida é necessária para confirmar se o paciente já passou pelo procedimento e ou se houve morte durante o período de espera. Atualmente, a fila de espera para cirurgia eletiva em Mato Grosso tem em torno de 48 mil pessoas.
MT tem 48 mil pessoas à espera de cirurgia eletiva; fila deve ser atualizada após reunião com secretários de Saúde
Segundo Figueiredo, esse número pode ser reduzido porque pode haver nomes em duplicidade, ou seja, pacientes registrados em duas cidades diferentes para o mesmo procedimento. Também pode ter quem já passou pela cirurgia, mas o nome continua na lista. Em outros casos, a pessoa pode ter morrido antes de entrarem no centro cirúrgico e, também, continua com registro na fila.
Álcool pode diminuir risco de demência e doenças cardíacas, dizem estudos
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores da Coreia do Sul analisaram informações de quatro milhões de pessoas extraídas do banco de dados do Serviço Nacional de Saúde do país entre 2009 e 2011. Os participantes tinham, em média, 55 anos no começo do estudo e nenhum histórico de demência. Todos foram instruídos a responder um questionário sobre a frequência e quantidade de álcool consumido diariamente ao entrar na análise.
Reconstrução e fortalecimento marcam Dia da Luta dos Povos Indígenas
Para a ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara, há uma crise humanitária no Brasil. Ela citou como causas as invasões de territórios, o desmatamento, o garimpo ilegal, a falta de assistência adequada em saúde e saneamento, entre outros.