Noticias Saúde
Doadores de Medula Óssea aumentam no Brasil
O número de doadores voluntários tem aumentado expressivamente nos últimos anos. Em 2000, existiam apenas 12 mil inscritos. Naquele ano, dos transplantes de medula realizados, apenas 10% dos doadores eram brasileiros localizados no Redome. Agora há 2 milhões de doadores inscritos e o percentual subiu para 70%. O Brasil tornou-se o terceiro maior banco de dados do gênero no mundo, ficando atrás apenas dos registros dos Estados Unidos (5 milhões de doadores) e da Alemanha (3 milhões de doadores). A evolução no número de doadores deveu-se aos investimentos e campanhas de sensibilização da população, promovidas pelo Ministério da Saúde e órgãos vinculados, como o INCA. Essas campanhas mobilizaram hemocentros, laboratórios, ONGs, instituições públicas e privadas e a sociedade em geral. Desde a criação do REDOME, em 2000, o SUS já investiu R$ 673 milhões na identificação de doadores para transplante de medula óssea. Os gastos crescerem 4.308,51% de 2001 a 2009.
Brasil comemora dez anos da reforma psiquiátrica com avanços na assistência à saúde mental pelo SUS
No mês em que o Brasil comemora a primeira década da lei que formalizou a Reforma Psiquiátrica no país, o Ministério da Saúde apresenta avanços na assistência aos brasileiros com transtornos mentais e habilita mais 19 municípios no programa De Volta Para Casa. As ações previstas no programa estão inseridas em um conjunto de medidas integradas de atendimento, tratamento e amparo aos pacientes com este tipo de diagnóstico médico. A Portaria 769 que habilita os 19 municípios – localizados em cinco estados das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste – está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (14).
Cientistas descobrem molécula natural que trata câncer de mama
Uma equipe de cientistas identificou uma proteína gerada pelos seios que destrói as células cancerígenas sem atacar as sadias, e que poderia servir para tratar o câncer de mama.
Prefeitos pedem hospital regional em Nova Mutum
Os prefeitos de Nova Mutum, Lírio Lautenschlager, e de Santa Rita do Trivelatto, Roberto Morandini, querem que governo do Estado assuma a direção do Hospital Albert Sabin, de Nova Mutum, e o transforme em uma unidade regional. O projeto também é apoiado pelo prefeito de São José do Rio Claro, Massao Watanabe. A solicitação foi feita diretamente ao governador Silval Barbosa, em reunião, na terça-feira (12), e atende as necessidades dos três municípios.
Farmácias ganham mais tempo para se adaptar às regras
A Anvisa decidiu ontem dar mais tempo para que as farmácias passem a registrar todas as suas vendas de antibióticos em um sistema informatizado controlado pelo órgão.
Campanha de vacinação contra gripe começa no dia 25
A campanha de vacinação contra o vírus influenza sazonal (gripe) será realizada entre os dias 25 de abril a 13 de maio, em Cuiabá. Neste ano, por orientação do Ministério da Saúde, a vacinação contra a gripe sazonal foi ampliada para outros grupos, como crianças de seis meses a dois anos, profissionais de saúde, gestantes, e idosos com mais 60 anos.
Seguradora vai avaliar saúde em produto voltado para alta renda
A seguradora Mongeral Aegon lançou um produto inédito no Brasil voltado para a alta renda, cujo objetivo é "nacionalizar" apólices de seguro de vida feitas atualmente no exterior por meio de remessas de recursos realizadas por empresas off shore.
Suspenso prazo para que farmácias iniciem registro de antibióticos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), suspendeu o prazo para que as farmácias iniciassem o registro da venda de antibióticos no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados. O prazo deveria encerrar-se no dia 25 deste mês.
Deputados federais aprovam audiência com presidente do Incra
O presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Celso Lacerda, será chamado para audiência pública, na Câmara dos Deputados. O requerimento, de autoria do deputado federal Homero Pereira (PR-MT), foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Capadr), nesta quarta-feira (13/04). A data do encontro ainda será definida.
Secretária de Saúde de Diamantino diz sobre a importância da capacitação e prevenção
A capacitação dos profissionais da Saúde em Diamantino para detectar os casos de hanseníase, ocorre até o dia 14 de abril na Câmara Municipal, e vem de encontro com o anseio do gestor Juviano Lincoln em propagar melhorias na qualidade de vida dos munícipes.