Noticias Meio Ambiente
REM Mato Grosso é apresentado como caso de sucesso em preservação das florestas na COP-26
Nesse sentido o evento contou com a participação de Kaianaku Kamaiura, representante da Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt) na COP-26. Ela pode conservar com Maggie Charnley, vice-diretora de Florestas, Uso da Terra e Mercados de Carbono do Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial (BEIS) do Reino Unido. O BEIS é um dos financiadores do REM-MT.
Na COP-26, governador apresenta estratégias para neutralizar carbono até 2035 em MT
O fato de Mato Grosso possuir 62% do território preservado e ainda assim ser o maior produtor de alimentos do Brasil, e um dos maiores do mundo, foi citado pelo governador como uma prova inequívoca de que é possível produzir em larga escala com respeito ao meio ambiente.
Cooperativa de garimpo recém-criada se alça a uma das maiores mineradoras na Amazônia
Fundada há pouco mais de um ano por Aldeir Farias Simões e Ezequiel Alves, a Cooperativa dos Mineradores do Vale do Guaporé já é a quinta maior mineradora nacional em área requerida, disputando espaço com gigantes multinacionais como a Nexa Resources e a Anglo American.
Ação humana faz florestas emitirem mais carbono do que são capazes de absorver
Mas nos últimos 20 anos, muitos desses lugares registraram um aumento em suas emissões, e alguns até excederam a quantidade de carbono que estavam removendo da atmosfera.
Onça-pintada que teve queimaduras graves durante incêndio no Pantanal de MT é flagrada repousando em mata
Ele teve as quatro patas queimadas. Para a recuperação completa, foram necessários 36 dias intensos de tratamento, longe da natureza.
Mato Grosso vai à COP 26 apresentar ao mundo que é possível produzir e conservar o meio ambiente
Na pauta das discussões, o governador apresentará as metas alcançadas por Mato Grosso em produção sustentável e conservação do meio ambiente. O Estado é um dos maiores produtores agrícolas e mantém 62% do território preservado. Além disso, aderiu à campanha “Race to Zero” (Corrida para o Zero), das Nações Unidas, com a meta arrojada de neutralizar as emissões de carbono até 2035, já que a meta mundial do programa é até 2050.
Estado que mais produz e conserva meio ambiente apresenta plano de neutralização de carbono mais arrojado do País
O Estado aderiu à campanha "Race to Zero" (Corrida para o Zero), das Nações Unidas, e se antecipa à meta da campanha mundial, que propõe neutralizar as emissões de gases de efeito estufa até 2050. A meta intermediária do programa é alcançar até 2030 a redução de 80% das emissões.
Saiba o que é REDD+ e como ele garantiu €44 milhões para Mato Grosso
No Brasil, Mato Grosso é um dos contemplados pelo mecanismo de REDD+, que no Estado ganhou a denominação de REM MT (do inglês, REDD para pioneiros). O pagamento por resultados se deu principalmente pela redução histórica que o governo promoveu entre os anos de 2004 a 2014.
Exploração ilegal de florestas aumenta 10% em um ano em MT, diz estudo
O levantamento aponta que, embora com tendência de redução dos últimos anos, a proporção de ilegalidade segue em um preocupante patamar de 38% do total de áreas exploradas no período - ou seja, de cada dez hectares explorados no estado para atender ao mercados nacional e internacional de madeira, em torno de quatro não foram autorizados pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), conforme o estudo.
Governo lança programa Carbono Neutro MT nesta segunda-feira (25)
Após a apresentação, o governador e a secretária concedem entrevista coletiva à imprensa. O lançamento será transmitido pelas redes sociais do Governo de Mato Grosso.