Noticias Educação/Vestibular
Seduc dá prazo até janeiro para posse de 1,2 mil professores nomeados
Entre as cidades contempladas estão Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Sorriso, Cáceres, Juína, Alta Floresta, Barra do Garças, Confresa e Diamantino.
Em MT, 84 municípios têm crianças na fila de espera por creches
O levantamento mostra que Mato Grosso conta atualmente com 656 creches públicas, das quais 448 (68%) funcionam em prédios exclusivos e 208 (32%) compartilham espaço com outras etapas do ensino.
Em MT, 84 municípios têm crianças na fila de espera por creches
Essa realidade é retratada na cartilha “Diagnóstico Creches e Pré-Escolas Mato Grosso 2025”, da Comissão Permanente de Educação e Cultura, do Tribunal de Contas (Copec/TCE).
Matrículas para escolas estaduais militares estão abertas a partir desta sexta-feira em MT
Os candidatos classificados que não foram aprovados dentro do número de vagas formam um cadastro de reserva e poderão ser convocados em caso de desistência, desclassificação ou não comparecimento de candidatos aprovados no prazo estabelecido.
MT muda regras da EJA e ensino fundamental deixa de ter aulas à distância
Antes da nova portaria tanto o EJA ensino fundamental quanto a EJA ensino médio podiam utilizar atividades não presenciais, desde que autorizadas e alinhadas às normas do Conselho Estadual de Educação.
Aulas em Cuiabá serão retomadas na terça-feira, 9
Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), é necessário preencher 200 dias, no mínimo, de cada ano letivo.
Cuiabá convoca 632 professores aprovados em seletivo para início das funções em 2026
Os editais, disponíveis para consulta pública, trazem as listas de convocados distribuídos por regionais e unidades de ensino, além dos prazos e orientações para entrega documental e participação na etapa de atribuição de aulas.
Jovens negros chegam à universidade, mas não ao mercado de trabalho
O Índice ESG de Equidade Racial da Juventude Negra (IEERJN), utilizado no estudo, em 2023, era de aproximadamente -0,38 para Pós-Graduação e -0,29 para Ensino Superior. Quanto menor o índice, maior o descolamento entre educação e inclusão profissional.
Matrículas presenciais para o ano letivo de 2026 continuam abertas na rede estadual de ensino
Recomenda-se preparar previamente a documentação comumente exigida (certidão de nascimento ou documento de identificação, CPF, comprovante de residência, histórico/declaração escolar e carteira de vacinação), além de manter dados de contato atualizados.
UFMT terá campus em Lucas do Rio Verde a partir de 2026; veja cursos
Segundo o MEC, a criação da unidade atende a uma demanda histórica da comunidade local, que atualmente precisa se deslocar para outros municípios, e até para outros estados parra buscar educação pública.
