Noticias Educação/Vestibular
Dia do estudante é marcado por mobilizações em todo o país
Neste dia do estudante, as principais reivindicações são a revogação do Novo Ensino Médio, mais assistência estudantil para todas as etapas de ensino, direitos previdenciários para os mestrandos e doutorandos, além da defesa do orçamento da educação.
Câmara aprova reformulação da Lei de Cotas; texto segue para o Senado
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (9) o projeto que reformula a Lei de Cotas. Pela lei atual, as cotas nas universidades federais devem ser revistas a cada dez anos, prazo completado no ano passado. O texto (PL 5384/20) segue para votação no Senado.
MT precisa de R$ 444 mi para garantir falta de vagas em creches
O valor é apontado pelo Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política de Educação (Gaepe-MT), composto, entre outras instituições, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Novo Ensino Médio: MEC propõe aumentar carga horária de disciplinas básicas obrigatórias
A proposta está no sumário com os resultados da consulta pública sobre o tema, divulgado nesta segunda-feira (7). Mais de 150 mil pessoas enviaram contribuições, entre março e julho.
Mais horas na escola não é educação integral, avaliam especialistas
O governo federal irá investir R$ 4 bilhões para ampliar em 1 milhão o número de matrículas de tempo integral nas escolas de educação básica em 2023. A meta é alcançar, até 2026, cerca de 3,2 milhões de matrículas.
MT tem menos 10% dos alunos da rede pública em tempo integral
meta “6” do PNE estabelece a oferta de “educação em tempo integral (ETI) em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica”.
Educação em tempo integral é bem recebida por gestores
Ao todo, o programa prevê o investimento de R$ 4 bilhões para ampliar em 1 milhão o número de matrículas de tempo integral nas escolas de educação básica em 2023. A meta é alcançar, até 2026, cerca de 3,2 milhões de matrículas.
Projetos de escolas estaduais de MT concorrem ao Prêmio Nacional de Educação Fiscal
O diretor da unidade de ensino, Cleiton Marino Santana, afirma que a educação fiscal contribui para que os jovens cidadãos conscientes e comprometidos com o bem comum. Para ele, os resultados do projeto vão além do ambiente escolar, influenciando os familiares dos estudantes e a comunidade.
Nova lei retoma política nacional de educação em tempo integral
Para a diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa, a lei representa a retomada de uma agenda nacional para escolas em tempo integral, uma vez que o programa sofreu uma redução a partir do governo de Michel Temer.
Só metade das escolas públicas têm projetos antirracistas, aponta ONG
O fato é que, naquele ano, o total de escolas públicas com projetos para combater racismo, machismo e homofobia caiu ao menor patamar em 10 anos.