Noticias Educação/Vestibular
Fatecs divulgam lista de convocados do vestibular para o 2º semestre de 2010
Foi divulgada na manhã desta segunda-feira a primeira lista de convocados do vestibular das Fatecs (Faculdades de Tecnologia) para o segundo semestre de 2010. Clique aqui para conferir a lista.
Ideb revela ‘abismo’ entre escolas de MT
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mostrou um abismo no ensino público de Mato Grosso. A diferença das notas chega a 530% entre a pior e a melhor escola, todas geridas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Várzea Grande abriga a unidade de ensino com o pior índice (1,3). Na outra ponta está Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá), que conseguiu atingir 6,9 na avaliação, a melhor. As diferenças entre as 2 instituições são evidentes.
‘Agora prova é comparável ao longo do tempo’, diz ex-presidente do Inep
Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais quando esta última edição do Enem foi aplicada, o professor Reynaldo Fernandes elogia a evolução da prova.
Sindicato sugere avaliação ampla e sem ranking
Insatisfeito com a transformação das notas dos alunos no Enem em ranking de escolas, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo (Sieesp) sugere um modelo de avaliação mais amplo, que possibilite uma evolução interna em vez da comparação.
Com mudanças, prova passou a servir como vestibular
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 para avaliar o desempenho dos estudantes no fim do ensino médio. A intenção de que a prova se transformasse em uma forma de ingresso nas universidades públicas já existia. Na época, USP, Unicamp e Unesp adotaram o exame em seu vestibular.
Pais não devem decidir só pelo Enem
Matricular o filho em uma escola bem colocada no ranking do Enem não significa necessariamente uma boa escolha. Especialistas alertam que o desempenho na prova do MEC pode ser um critério na hora da decisão - mas não o único - e lembram que escolas bem classificadas tendem a ser mais exigentes e competitivas.
Metade dos alunos faltou à prova nas escolas de elite
A participação dos alunos das escolas paulistanas com melhores pontuações no Enem caiu em relação aos anos anteriores. Em média, apenas 50% dos estudantes do 3º ano do ensino médio dos 30 colégios que mais se destacaram nesta última edição fizeram a prova. Para os diretores, isso pode ter influenciado no resultado - positivamente para algumas escolas e negativamente para outras.
Região campeã, Sudeste tem 66 das 100 melhores no Enem
A região sudeste é ímpar no que diz respeito à qualidade de ensino no País. Pelo menos é o que mostram os resultados por escola do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009 divulgado nessa segunda-feira (16) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Segundo o Inep, a região sudeste têm 66 escolas entre as 100 que apresentaram melhor desempenho.
Lei do piso salarial para educadores da rede pública ainda enfrenta resistência
Após dois anos de sua criação, a lei 11.738, que estipula o pagamento do PSPN (Piso Salarial Profissional) para todos os profissionais de educação básica, não é aplicada em sua totalidade. Segundo a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), educadores dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Ceará não recebem o mínimo de R$ 1.024, 67 estipulado pelo Ministério da Educação.
Escolas com melhor e pior notas têm mais de 500 pontos de diferença
Uma diferença de mais de 500 pontos separa as escolas de ensino médio com a melhor e a pior colocação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009. Com 749,7 pontos, o Colégio Vértice Unidade 2 é uma escola particular e está localizado na zona sul da capital paulista. Na outra ponta, está a Escola Estadual Indígena Dom Pedro I, que fica no município de Santo Antônio do Içá (AM), que obteve 249,25 pontos.