Noticias Educação/Vestibular
Meta do Estado é ter educação entre as 5 melhores em 5 anos
Segundo Mendes, a parceria com o Banco Mundial vem para reforçar políticas educacionais já implementadas e que foram responsáveis por tirar o Estado da 22ª posição para a 8ª no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Câmara aprova projeto que restringe uso de celular em escolas
Os estudantes também poderão utilizar os equipamentos quando estes forem imprescindíveis para garantir a acessibilidade ou a inclusão; atender às condições de saúde ou garantir os direitos fundamentais dos alunos.
Taxa de analfabetismo em MT é a maior do Centro-Oeste
Situação semelhante é verificada em Cuiabá, onde 3,7% da população na mesma faixa etária não sabem ler ou escrever ao menos um bilhete simples.
Mais da metade dos estudantes não tem noções básicas de matemática
Esta é a primeira vez que o Brasil participa do estudo. O país aderiu ao Timss em 2022, e a primeira aplicação foi realizada em agosto e setembro de 2023. Participaram ao todo 72 países.
Mudança de carga horária de professores de MT gera embate; veja
A proposta visa flexibilizar a jornada, permitindo 20, 30 ou 40 horas semanais para os professores, enquanto fixa em 30 horas semanais para os cargos de técnico administrativo educacional e apoio administrativo educacional.
IFMT prorroga inscrições para vagas remanescentes em cursos de graduação e técnico
O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) prorrogou as inscrições para vagas remanescentes de cursos de graduação e técnico, até o dia 10 dezembro deste ano, pelo site do instituto.
Um em cada 3 professores de escolas públicas não tem formação adequada
A publicação reúne dados públicos sobre educação brasileira do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Educação, além de análises das informações.
Cedra lança dados sobre ingresso da população negra no ensino superior
Em 2010, 68,5% dos universitários não haviam indicado essa característica, porcentagem que caiu significativamente em 2019, para 17%. Sem os dados, a formulação de políticas públicas efetivas também passa a ser mais complicada.
Mato Grosso registra abstenção acima da média nacional no Enem 2024
Esses índices representam uma diminuição nas ausências do Enem nos últimos dois anos no país. Em 2023, a abstenção nacional foi de 32% e, em 2022, ficou em 31%, ambos acima da média atual.