Noticias Educação/Vestibular
MEC manda reduzir vagas dos cursos de enfermagem e odontologia em MT
Três faculdades mato-grossenses que obtiveram resultados insatisfatórios na última avaliação deverão reduzir o número de vagas a serem ofertadas nos cursos de odontologia e enfermagem em Mato Grosso. De acordo com a portaria do Ministério da Educação, publicada em Diário Oficial da União que circula hoje, a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACSA) atingiu faixa 2 no Conceito Preliminar de Curso (com base no último Enade) e deverá cortar cinco vagas do curso de odontologia, com isto, de 45 vagas ofertadas anuais passará para 40.
Programa “Mais Educação” prevê alunos na escola em tempo integral
A Prefeitura de Tangará da Serra, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, lançou na manhã dessa segunda-feira (28.11) o Programa “Mais Educação”, em parceria com o Ministério da Educação. O lançamento ocorreu na escola da rede municipal Fábio Diniz Junqueira, no Jardim dos Ipês.
Escolas Municipais encerram projetos pedagógicos em Nova Olímpia
As escolas municipais de Nova Olímpia trabalham durante todo o ano letivo com projetos pedagógicos e agora encerram com culminâncias festivas. São projetos que trabalham temas bastante variados e promovem reflexão, manifestações artísticas e muita animação.
Metade dos jovens de 14 anos já superou escolaridade de suas mães
Mais da metade (51,45%) dos adolescentes de 14 anos do país já têm escolaridade superior à de suas mães. Entre os jovens dessa faixa etária, 71% cursam os três últimos anos do ensino fundamental e 9,5% estudam no ensino médio. Os dados indicam uma baixa escolaridade das mães de alunos dessa faixa etária que apresentam, em média, 7,32 anos.
Professores avaliam que prova da Fuvest foi muito bem elaborada
A prova da primeira fase da Fuvest seguiu a tradição das provas anteriores, sendo muito bem elaborada e trazendo questões diversificadas de complexidade próxima ao ano anterior. A avaliação foi feita por professores do Sistema COC de Ensino e do Objetivo.
Vestibulandas apostam na Síria como tema provável na prova de atualidades
Priscilla Marceno, de 18 anos, está fazendo Fuvest pela primeira vez para o curso de Jornalismo. Ela está no Colégio São Sabas e também b faz o cursinho do Objetivo. "Minha preparação foi extensa para o vestibular". A estudante, que foi "mais ou menos" no simulado, diz que estudou o Especial do Estadão de atualidades para Fuvest.
Curso de Engenharia Civil já é oficial na Unemat de Tangará
Um auditório lotado com autoridades professores, técnicos, estudantes e pessoas da sociedade local até o final do encontro. Demonstrações de satisfação, desde o início, pelos resultados que já eram conhecidos e que foram detalhados na ocasião. Apresentação objetiva sobre estrutura do curso e sua administração pela Universidade do Estado de Mato Grosso, e apartes com questionamentos e respostas consideradas satisfatórias. Com esse cenário, a Unemat oficializou na noite desta quinta-feira (24) a inclusão do Curso de Engenharia Civil no campus de Tangará da Serra, médio norte do Estado.
Unemat investe em software livre para administrar gestão acadêmica e bibliotecas
A Universidade do Estado de Mato Grosso inicia a construção de um sistema de gestão acadêmica que será implantado dentro de uma plataforma de software livre. A instituição vai implantar o Sistema Aberto de Gestão Unificada (Sagu) e o Sistema de Gestão de Acervo, Empréstimo e Colaboração Para Bioblioteca (GNUTECA). A empresa Solis, do Rio Grande do Sul, que venceu a licitação começa a trabalhar efetivamente no próximo dia 1º de dezembro.
Aluna do campus da UFMT da Barra defende tese de mestrado
A jovem Mayra Aparecida Côrtes entrou para história da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) como a primeira estudante a defender uma dissertação de mestrado no campus de Barra do Garças. A apresentação do trabalho de Mayra à banca examinadora foi feita na manhã de quarta-feira (23).
Alunos da Unesp fazem manifestação em apoio a colegas da USP
Um grupo de pelo menos 80 estudantes da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Araraquara (237 km de São Paulo) iniciou na manhã desta quarta-feira uma manifestação em apoio aos alunos da USP (Universidade de São Paulo), que protestam contra a presença da Polícia Militar no campus da capital.