Noticias Educação/Vestibular
Universidades federais ganham mais autonomia
Universidades federais ganharam mais liberdade para gerir seus recursos e seu pessoal. A antiga reivindicação da autonomia administrativa e orçamentária, debatida por mais de um ano com o Ministério da Educação, veio sob o formato de três decretos e uma medida provisória, assinados ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Enem: IFMT é o primeiro entre as escolas públicas e o quarto melhor de Mato Grosso
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) alcançou o primeiro lugar entre as escolas públicas e o quarto lugar no ranking geral do estado de Mato Grosso no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2009. As duas colocações de destaque foram conquistadas pelo Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva (antiga Escola Técnica Federal e Cefet-MT) que conquistou a média total 640,81 (Objetiva e Redação).
Celular no bolso elimina 10 em vestibular na BA
Dez candidatos foram eliminados nos dois primeiros dias de provas do vestibular da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), na Bahia, por estarem com seus telefones celulares no bolso.
PROPES divulga resultado dos projetos aprovados no PROIC-IFMT
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPES) divulgou nesta segunda-feira, dia 19 de julho, o resultado dos projetos aprovados no Programa de Iniciação Científica do Instituto Federal de Mato Grosso (PROIC-IFMT).
Taxa de inscrição para o Enem deve ser paga até esta terça-feira
A taxa de R$ 35 cobrada aos não-isentos inscritos no Enem 2010 (Exame Nacional do Ensino Médio) deve ser paga até esta terça-feira (20). Os estudantes devem gerar um boleto no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). As inscrições terminaram no último dia 16.
Fatecs divulgam lista de convocados do vestibular para o 2º semestre de 2010
Foi divulgada na manhã desta segunda-feira a primeira lista de convocados do vestibular das Fatecs (Faculdades de Tecnologia) para o segundo semestre de 2010. Clique aqui para conferir a lista.
Ideb revela ‘abismo’ entre escolas de MT
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mostrou um abismo no ensino público de Mato Grosso. A diferença das notas chega a 530% entre a pior e a melhor escola, todas geridas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Várzea Grande abriga a unidade de ensino com o pior índice (1,3). Na outra ponta está Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá), que conseguiu atingir 6,9 na avaliação, a melhor. As diferenças entre as 2 instituições são evidentes.
‘Agora prova é comparável ao longo do tempo’, diz ex-presidente do Inep
Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais quando esta última edição do Enem foi aplicada, o professor Reynaldo Fernandes elogia a evolução da prova.
Sindicato sugere avaliação ampla e sem ranking
Insatisfeito com a transformação das notas dos alunos no Enem em ranking de escolas, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo (Sieesp) sugere um modelo de avaliação mais amplo, que possibilite uma evolução interna em vez da comparação.
Com mudanças, prova passou a servir como vestibular
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 para avaliar o desempenho dos estudantes no fim do ensino médio. A intenção de que a prova se transformasse em uma forma de ingresso nas universidades públicas já existia. Na época, USP, Unicamp e Unesp adotaram o exame em seu vestibular.