Noticias Educação/Vestibular
Professores devem ter 1ª prova do "Enem" em 2011, prevê MEC
O Ministério da Educação (MEC) instituiu nesta segunda-feira (24) o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente. O ministério pretende realizar a primeira prova em 2011. Na primeira edição, poderão participar educadores dos primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e da educação infantil
UFMT oferece vagas remanescentes para mestrado em Física
O Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) oferece cinco vagas para o curso de mestrado em Física. As vagas são para as áreas de Magnetismo e Transições de Fase, e Caracterizações de Materiais, para ingresso no segundo semestre. As inscrições poderão ser feitas no período de 20 a 22 de julho.
Olimpíada de língua portuguesa recebe inscrições até 7 de junho
Professores da educação básica da rede pública têm até 7 de junho para se inscrever na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O concurso, promovido pelo Ministério da Educação junto com a Fundação Itaú Social, ocorre a cada dois anos e se destina a alunos dos últimos anos do ensino fundamental e do ensino médio. As inscrições devem ser feitas via internet.
MEC prorroga adesão dos municípios para programa do livro didático
O FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) resolveu prorrogar o prazo de adesão das secretarias municipais e estaduais ao PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) PNLD, que terminaria em 31 de maio. A partir deste ano, só receberão as obras as redes de ensino que firmarem esse termo de adesão. Antes, os livros eram enviados para todas as escolas, mesmo que não houvesse uma solicitação formal.
Baixa visão é confundida com cegueira e prejudica desempenho de alunos
Dandara Sousa, 7, coloca o livro bem próximo aos olhos para ler e usa telelupa para enxergar a lousa. Aos 11 meses, os médicos diagnosticaram baixa visão --ou visão subnormal. O dia a dia da menina não é nada fácil na sala de aula, mas, com o empenho da família e da escola, seu desempenho não fica atrás do de seus colegas.
Prefeitura de Várzea Grande descumpre acordo com trabalhadores da educação
Os trabalhadores da educação de Várzea Grande reivindicam, há cerca de cinco anos, a reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). No começo de 2010, em resposta à greve da categoria, o então secretário municipal de Educação, Isaac Nassarden, estipulou o dia 30 de junho como prazo final para a conclusão de um estudo acerca do documento. “Mas, até hoje, não houve avanços”, lamentou a presidente da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Maria Aparecida Cortez.
IFMT incentiva alunos a prática do raciocínio lógico com o Projeto Xadrez
Passa a valer para todos os campi do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) o projeto Xadrez no IFMT que foi lançado nesta quinta-feira (20.05, na Livraria Janina no Pantanal Shopping em Cuiabá, Mato Grosso. Com o projeto os alunos passam a ter uma poderosa ferramenta de raciocínio lógico e estratégico que automaticamente auxilia o aluno no desenvolvimento em sala de aula.
Universia divulga bolsas de estudo no Japão
O governo japonês oferece, por meio do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia, bolsas de estudos direcionadas a brasileiros que queiram estudar em universidades japonesas. As oportunidades abrangem as áreas de Pesquisa (com inscrições até 28 de maio), Graduação, Escola Técnica e Cursos Profissionalizantes (com inscrições a partir de 1º de junho).
UFMT oferece vagas remanescentes para mestrado em Física
O Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) oferece cinco vagas para o curso de mestrado em Física. As vagas são para as áreas de Magnetismo e Transições de Fase, e Caracterizações de Materiais, para ingresso no segundo semestre. As inscrições poderão ser feitas no período de 20 a 22 de julho.
Professores de Rondonópolis recebem capacitação
Profissionais da Secretaria Municipal de Educação realizaram nesta quinta-feira, 20 de maio, um treinamento para professores que atuam nas unidades infantis de Rondonópolis. Com o tema Elementos Fundamentais para uma Prática Significativa, o objetivo é qualificar as educadoras que atuam diretamente com os estudantes. A capacitação atinge também a equipe que trabalha na zona rural do município.
