Publicado em Quinta - 02 de Setembro de 2010

AGU defende autonomia da Anatel para definir regras de licitações sobre serviços de telefonia

A Advocacia-Geral da União (AGU), por meio da Procuradoria Regional Federal da 1ª Região (PRF1) e da Procuradoria Federal Especializada junto à Agência Nacional de Telecomunicações (PFE/Anatel), manteve na Justiça as regras do edital para concessão de autorização de exploração de Serviço Móvel Pessoal na Subfaixa de Radiofrequência "E" da telefonia celular. No caso, a empresa Unicel pretendia participar da licitação da Anatel e entrou com ação pedindo alterações no edital. A solicitação já havia sido negada em outra ação proposta contra a autarquia.
Leia mais...

Avião elétrico é apresentado na França

Publicado em Quinta - 02 de Setembro de 2010

Leia mais...

CNI divulga otimismo do consumidor com recorde em agosto

Publicado em Quinta - 02 de Setembro de 2010 | por Alexandro Martello

O otimismo do consumidor subiu 2,1% na passagem de julho para agosto e alcançou o nível recorde de 119,3 pontos, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Leia mais...

Setor de microfranquias cresce no Brasil

Publicado em Quinta - 02 de Setembro de 2010

Oportunidades de negócios, tendências para novos investidores, troca de experiências entre os integrantes do setor e desenvolver ainda mais o mercado de franquias no estado. A partir desses elementos, o EmpreendaMais traz uma feira de franquias para Cuiabá, entre os dias 15 e 16 de setembro, no Centro de Eventos do Pantanal.
Leia mais...

Carga tributária cai para 33,6% do PIB, primeira redução desde 2006

Publicado em Quinta - 02 de Setembro de 2010

A crise econômica global levou a carga tributária brasíleira a cair no ano passado. Do recorde histórico de 34,41%, em 2008, os impostos, contribuições e taxas cobrados no país passaram a tomar 33,58% da renda nacional, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pela Receita Federal. A queda é a primeira desde 2006 e a maior desde o início do Plano Real, em 1994.
Leia mais...

Brasileiros pagam R$ 1 trilhão em impostos em 2009

Publicado em Quinta - 02 de Setembro de 2010 | por Mariana Londres

Os brasileiros pagaram R$ 1,055 trilhão em impostos no ano de 2009. O montante equivale a 33,58% do PIB (produto interno bruto, ou soma das riquezas produzidas no país). Isso quer dizer que um terço de tudo o que os brasileiros produziram veio do pagamento impostos.
Leia mais...

Atividade do comércio avançou 0,3% em agosto, aponta Serasa Experian

Publicado em Quinta - 02 de Setembro de 2010

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio cresceu 0,3% em agosto em relação ao mês anterior (julho/10), já descontadas as influências sazonais. Foi a quarta alta mensal consecutiva do movimento varejista, sinalizando que o consumo voltou a se acelerar no terceiro trimestre de 2010 após um segundo trimestre mais fraco, salientam os economistas da Serasa Experian.
Leia mais...

Brasil mantém 1ª colocação em ranking dos maiores juros

Publicado em Quinta - 02 de Setembro de 2010

O Brasil manteve o primeiro lugar do ranking de maiores taxas de juros reais do mundo com a manutenção da Selic em 10,75% ao ano, anunciada nesta quarta-feira pelo Banco Central (BC). Segundo levantamento dos economistas Jason Vieira e Thiago Davino, a taxa real de juros brasileira (juros nominais menos a inflação projetada para os próximos 12 meses) é de 5,6% ao ano.
Leia mais...

BC espera mudança em tendência da inflação, dizem analistas

Publicado em Quarta - 01 de Setembro de 2010

O Banco Central advertiu no comunicado desta quarta-feira que já conta com uma mudança nos rumos da inflação nos próximos meses. Mesmo nesse contexto, avaliam analistas do mercado, a autoridade monetária não deve mexer nos juros antes de 2011. Hoje, o BC anunciou a manutenção da taxa Selic em 10,75% ao ano, como esperado por boa parte do setor financeiro.
Leia mais...

Exportação de minério tem alta de 16,6% em agosto, diz Secex

Publicado em Quarta - 01 de Setembro de 2010

As exportações de minério de ferro do Brasil deram um salto em agosto, com grandes volumes exportados e também com a disparada dos preços no mercado internacional, de acordo com dados divulgados pela Secex (Secretaria de Comércio Exterior) nesta quarta-feira.

Leia mais...