Noticias Economia
Indústrias de MT participam da ‘Semana de Promoção da Vida Saudável’
De 21 a 25 de novembro, cerca de 150 indústrias mato-grossenses participam da ‘Semana de Promoção da Vida Saudável’ promovida pelo Serviço Social da Indústria (SESI) em todo o Brasil. Neste período, profissionais das áreas de saúde e lazer da instituição desenvolvem ações voltadas para a qualidade de vida do trabalhador, baseadas nos pilares do pentáculo do bem-estar que ensina sobre alimentação saudável, atividade física, gerenciamento do estresse, relacionamento e comportamento preventivo.
Em média, a queda para veículos populares, ou seja, com até 1.000 cilindradas, será de 5,2%
Governo do Estado anuncia IPVA mais barato em 2012
O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) estará mais barato em 2012. A informação foi dada nesta terça-feira (22) pela Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT), após análise das informações fornecidas pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (Fipe).
Sinop: CDL aguarda aval da prefeitura para horário especial no comércio
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop aguarda autorização da prefeitura para o horário especial de natal no comércio, a partir do dia 12 de dezembro. A solicitação foi feita há pouco dias e, sendo aprovada, os consumidores sinopenses poderão procurar as lojas de confecções, calçados, presentes, brinquedos e as demais até às 21h entre segunda e sexta-feiras. Aos sábados, até às 20h; domingos até às 12h e no dia 24, quando encerra o período de horário diferenciado, até às 19h.
Efetivação de temporários será 9% menor que o previsto, diz Asserttem
A Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) mudou a previsão de efetivação de temporários para o final do ano. A previsão de 147 mil vagas em todo o Brasil se manteve, mas a quantidade de contratos com chance de efetivação estimada pela entidade em meados de setembro caiu de 29% para 20%.
Desembarques domésticos crescem 17,41%
Os desembarques domésticos cresceram 17,41% nos últimos dez meses, em comparação com o mesmo período de 2010. Subiram de 55,73 milhões para 65,43 milhões no período de janeiro a outubro, confirmando a expectativa do Ministério do Turismo de recorde no número de desembarques de voos nacionais em 2011.
Efetivação de temporários será 9% menor que o previsto, diz Asserttem
A Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) mudou a previsão de efetivação de temporários para o final do ano. A previsão de 147 mil vagas em todo o Brasil se manteve, mas a quantidade de contratos com chance de efetivação estimada pela entidade em meados de setembro caiu de 29% para 20%.
Governador diz que em dois anos constrói porto para exportação
O governador do Estado do Amapá, Camilo Capiberibe (PSB), garantiu ontem, durante visita a Sorriso e Lucas do Rio Verde, que em dois anos termina ampliação no Porto de Santana (AP) e a estrutura estará pronta para escoar a safra mato-grossense de grãos. O chefe do Executivo amapaense visualiza, nesse prazo, importante parceria econômica entre os dois estados, por meio de uma rota de transporte de grãos a ser concretizada.
Duas usinas seguem moagem no Estado. Oito concluíram safra
A entressafra antecipada do segmento sucroalcooleiro de Mato Grosso deverá estar 100% concluída até o final deste mês. As únicas usinas em atividade, Pantanal e ETH Bioenergia, entram na reta final do processo de moagem. Das dez usinas em atividade em 2011, oito delas encerraram os trabalhos ainda no mês passado. A Usina Itamarati, localizada em Nova Olímpia (207 quilômetros ao norte de Cuiabá), referência no Estado, terminou a moagem ainda na segunda quinzena de outubro.
DIs deixam piora externa de lado e têm dia de correção
O mercado de juros futuros teve um comportamento distinto do que apresentou na semana passada, quando subia ou caía acompanhando o movimento externo de bolsas e commodities. Hoje, no entanto, a despeito da piora internacional, houve algum acúmulo de prêmios ao longo da curva a termo, sobretudo nos vértices mais longos. Analistas e operadores não enxergaram nos indicadores conhecidos nesta segunda-feira motivos para esse movimento, uma vez que a Focus veio sem novidades e os dados externos não justificam qualquer tipo de otimismo. Diante disso, o mercado tratou o avanço das taxas hoje, em meio à liquidez bastante estreita, como uma correção às fortes quedas da semana passada.