Noticias Economia
Cauteloso, comércio adia encomendas
O comércio decidiu adiar as encomendas de fim de ano às indústrias e projeta um Natal moderado, com crescimento de 5% sobre o de 2010, que foi o melhor da década. Apesar de positivo, o acréscimo é bem menor que o registrado em 2009 e 2010, quando a taxa foi de dois dígitos (15%). O desempenho também está aquém da projeção inicial da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que era de 7% e foi reduzida para 5%.
China vai investir US$ 1,5 bi para produzir alimentos na Argentina
Maior importador mundial de soja, a China anunciou um bilionário investimento na Argentina para produzir alimentos, sobretudo soja, em uma área de 330 mil hectares --equivalente a duas cidades de São Paulo.
Chineses conhecem Mutum, Sorriso e Lucas e planejam ferrovia
O governador Silval Barbosa, a comitiva de empresários chineses, parlamentares e secretários estaduais já passaram, neste primeiro dia da Rota da Integração, por Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Sorriso. Eles saíram de Cuiabá logo cedo e percorrem a BR-163 com previsão de chegar a Santarém, no Pará, onde está o porto para escoar a safra agrícola e madeireira do Médio Norte e Nortão.
MDIC anuncia nova meta de US$ 257 bilhões para exportações em 2011
O secretário-executivo do MDIC, Alessandro Teixeira, explicou que a revisão foi feita "diante do crescimento do comércio exterior do país que reflete a dinâmica da economia brasileira", em entrevista coletiva hoje no auditório do Ministério.
Petrobras importará gasolina para substituir etanol, diz diretor
A Petrobras terá de importar toda a gasolina extra necessária para compensar a redução da mistura de etanol anidro no combustível a partir de outubro, já que suas refinarias estão "no limite da capacidade", disse o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa.Fizemos no ano passado um esforço para aumentar a oferta, mas agora não temos mais condições de aumentar a produção de gasolina. Com as refinarias existentes não dá, chegamos no nosso limite", afirmou o executivo em entrevista à Reuters nesta sexta-feira (2).
Indústria prevê "freada brusca" e demissões no 2° semestre
A soma das riquezas brasileiras aumentou 0,8% no 2º trimestre na comparação com o 1º, movimento puxado pelo setor de serviços, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (2).
Governo reduz a mistura de etanol à gasolina
O percentual obrigatório de etanol anidro adicionado à gasolina passará a ser de 20%, a partir de 1º de outubro. A medida foi determinada na Portaria 678 assinada pelo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho. A norma que vigora por tempo indeterminado está publicada na edição dessa quinta-feira, 1º de setembro do Diário Oficial da União. Até então, o valor fixado da mistura de etanol à gasolina era de 25%, o limite máximo estabelecido, conforme a Lei 8.732/1993.
Fomenta Mato Grosso será dia 9 em Matupá
O Fomenta Mato Grosso, que será realizado dia 9, em Matupá, é um evento promovido pelo Sebrae-MT voltado a estimular o desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e conta com apoio da prefeitura. O secretário de Indústria e Comercio, Luiz Rogério, convocou os empresários a participarem.
FT: redução do juro no Brasil gera admiração entre BCs
O corte nos juros decidido pelo Banco Central (BC) gera sentimentos de admiração, medo e ciúme nas outras autoridades monetárias ao redor do mundo, diz a coluna Lex, do Financial Times de hoje. Segundo o jornal, a admiração é pela audácia. "O Banco Central está corajosamente respondendo à repentina deterioração do ambiente econômico global", diz. Se a desaceleração mundial acabar rapidamente ou se a inflação voltar a subir no Brasil, o BC irá parecer imprudente. Mas os índices de atividade industrial na zona do euro e no Reino Unido já estão em nível recessivo, aponta a publicação.
Santarém é melhor rota também para o Chapadão
O porto agrícola de Santarém, no rio Tapajós, próximo a desembocadura no Amazonas, independentemente de época do ano opera navios transoceânicos Panamax com capacidade para 60 mil toneladas a custos mais competitivos e com maior agilidade que os portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR) que são os principais escoadouros da safra nacional.