Noticias Economia
Bolsa Família bate recorde de gastos em 2011
Turbinado pelo plano federal para erradicar a pobreza extrema, o gasto com o Bolsa Família teve no primeiro ano da presidente Dilma Rousseff seu maior aumento nominal desde sua criação e bateu um novo recorde.
2012 deverá abrir uma nova onda de investimentos: logístico
2° ciclo de investimentos
2012 será o terceiro ano seguido em que a economia estadual contabilizará expansão acentuada, dando sequência ao ritmo chinês de desenvolvimento, caracterizado por percentuais acima de 8%, índice perdido após a crise norte-americana do segundo semestre de 2008. Mais do que manter a retomada observada pelos economistas desde 2010, a economia, leia-se Produto Interno Bruto (PIB), será positivamente impactada por uma nova onda de investimentos, aplicações voltadas à infraestrutura e vindas do capital privado.
Ministro alemão acredita na estabilização da zona do euro em 2012
O ministro de Finanças da Alemanha, Wolfgang Schauble, disse esperar que a zona do euro se estabilize dentro de 12 meses e descartou um colapso do bloco monetário em entrevista ao jornal "Handelsblatt" publicada nesta sexta-feira.
Governo prorroga imposto maior para importação de brinquedos
O governo decidiu prorrogar por mais um ano a sobretaxa na importação de brinquedos, que valeria até amanhã. Segundo decisão da Camex (Câmara de Comércio Exterior) publicada no Diário Oficial desta sexta-feira, até 31 de dezembro de 2012, brinquedos como bonecas, triciclos e quebra-cabeças terão que pagar imposto de importação de 35% --a alíquota regular é de 20%.
Governo prorroga alíquota de 35% sobre importação de brinquedos
A Câmara de Comércio Exterior (Camex) prorrogou até o final de 2012 a vigência da alíquota de 35% incidente sobre a importação de uma série de brinquedos como triciclos, patinetes, trens elétricos, quebra-cabeças e bonecos a corda ou elétricos. A medida está em resolução publicada na edição de hoje (30) do Diário Oficial da União e evita que a alíquota volte a ser de 20%, a mesma usada até dezembro de 2010.
Brasil será grande fornecedor de alimentos
O Brasil será um dos importantes fornecedores de alimentos nos próximos anos, junto com os Estados Unidos, Austrália e Argentina. As projeções do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para os próximos 40 anos mostram que a produção de grãos no país deve saltar dos atuais 159 milhões de toneladas para 299,5 milhões de toneladas. Esse aumento representa acréscimo de 140,5 milhões de toneladas de arroz, feijão, trigo, milho e soja, ou 88% de incremento.
Governo de MT muda regras de redução do ICMS para caminhões e tratores
A Secretaria Estadual de Fazenda alterou as regras para redução da base de cálculo do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) nas operações internas e de importação de revenda de caminhões e tratores. Agora, as concessionárias e revendedores não estão sujeitos a qualquer condição para usufruir da redução. A alteração consta do decreto 925/2011, com efeitos a partir de 1º de dezembro passado.
Seguro-desemprego terá reajuste de 14,1% a partir de 1º de janeiro
Uma resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) publicada na edição desta sexta-feira (30) do Diário Oficial da União estabelece reajuste de 14,1% no valor do seguro-desemprego a partir do dia 1º de janeiro.
Estado muda regras de redução do ICMS para caminhões e tratores
Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT), alterou as regras para redução da base de cálculo do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) nas operações internas e de importação de revenda de caminhões e tratores.