Noticias Cidades/Geral
Exame de necropsia pode elucidar morte
O laudo de necropsia do chacareiro Ramon de Souza Guirre, de 44 anos, encontrado carbonizado em sua residência no bairro Nova Jangada, na cidade de Jangada (a 65 quilômetros ao norte da Capital), aponta que ele foi vítima de assassinato. Havia sinais de que ele teve as mãos amarradas. O instrumento usado para matar o chacareiro – arma de fogo, faca ou mesmo pancada - não foi divulgado. O crime teria ocorrido ontem de madrugada
Prefeitura intensifica campanha contra abusos sexuais com menores
Ênfase e enfrentamento são as prioridades da Prefeitura de Cuiabá, que lançou ontem (20) a campanha “Faça Bonito”, na Praça Alencastro, com foco no combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. O evento foi realizado em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e os Conselhos Tutelares da Capital.
O objetivo do evento é intensificar o papel da Prefeitura de Cuiabá principalmente no período do Mundial, em que a circulação de turistas estrangeiros será muito maior do que ao longo do ano.
Para o secretário-adjunto municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, César Vidotto, “seria bom se o Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes não existisse, pois isso significaria que tal problema teria sido eliminado da nossa sociedade. Infelizmente esta realidade ainda permanece e é por isso que estamos aqui para combater de frente todo e qualquer tipo de abuso”.
O presidente do Conselho Estadual da Criança e Adolescente, Mauro César Souza, afirma que o papel fundamental é de todos neste enfrentamento, pois a responsabilidade extrapola o setor público. “Todos nós somos, de forma direta, responsáveis em denunciar toda violação de direito às crianças e adolescentes, sejam maus tratos, abandono de incapaz e abuso”, aponta.
Para que a campanha “Faça Bonito” proteja menores com êxito, César Vidotto aponta que as Delegacias de Proteção à Criança e Adolescente devem funcionar 24 horas durante a Copa, com estruturas ideais para um atendimento eficaz ao público. “Não sabemos dimensionar o tamanho do problema que enfrentaremos com a chegada do Mundial, mas estamos nos preparando para lutar contra todo tipo de abuso com intensidade ainda maior durante este período”, destaca.
Já o secretário-adjunto de Turismo, Jefferson Moreno, reforça a ideia de que “o turismo deve ser incentivado para todos que aqui estarão no próximo mês. Mas turismo sexual é crime e não iremos desviar o olhar deste problema. Todas as punições devidas serão feitas quando necessário”, complementa.
Além da intensificação das ações de enfrentamento, o lançamento da campanha também foi marcado por apresentações da Banda das Forças Armadas da Alemanha, das participantes do Projeto Siminina, das crianças da Legião da Boa Vontade (LBV) e do grupo de ballet do Projeto Flauta Mágica. Para a professora de ballet deste último grupo, “os projetos sociais são fortes aliados nessa luta e contribuem significativamente para a formação cidadã das crianças, que são ensinadas – por meio da música e de outras atividades– a respeito de assuntos ligados ao seu próprio bem-estar e integridade física e emocional”, conclui Mariana Prates.