Noticias Agronegócios
Pecuaristas querem fomentar produção em MT
Para divulgar a raça e incentivar a produção de gado Gir Leiteiro, em Mato Grosso, em especial, na Baixada Cuiabana, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL), Silvio Queiroz, esteve na semana passada no Estado e visitou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP). Inclusive, no aniversário de Cuiabá, dia 8 de abril, foi realizado o Leilão Cinco Estrelas, durante a 7ª Expopeq, na Acrimat, onde animais da raça gir leiteiro e girolando (cruzamento do gado gir com o da raça holandesa) foram leiloados. No aniversário de Cuiabá, dia 8 de abril, foi realizado o Leilão Cinco Estrelas durante a 7ª Expopeq, na Acrimat.
Brasil na disputa pelo mercado chinês de soja é tema no Circuito Aprosoja 2011
“Logo o Brasil se tornará o maior exportador de soja para a China”. A afirmação é de Lin Tan, correspondente DTN da China, também presidente executivo de investimentos da Hopefull & Holding Corp Ltda no país asiático. Por email o palestrante antecipou as expectativas positivas na relação entre os dois países e disse ainda que o Brasil tem potencial para ser um grande exportador de milho.
Safra de cana deve ter parcela maior de açúcar que de etanol
Mesmo diante do plano do governo de restringir financiamento de bancos oficiais ao setor, a safra da cana deste ano terá mais investimentos em fábricas para produção de açúcar do que etanol na região centro-sul do país, informa reportagem de Venceslau Borlina Filho para a Folha.
Agro Norte apresenta novos Sistemas de Produção e novas variedades de Soja
Pesquisadores vão apresentar um novo Sistema de Produção para o agricultor aproveitar o solo durante todo o período produtivo e sempre trabalhar com duas safras. Os resultados das pesquisas iniciadas há 10 anos serão apresentados dia 16 deste mês no campo da Agro Norte Pesquisa e Sementes, em Sinop (MT).
Embrapa apresenta variedades de soja
Brasília (08/04/2011) - A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com a Fundação Bahia, registrou as variedades BRS 313 Tieta, BRS 314 Gabriela e BRS 315RR Lívia em homenagem ao escritor baiano Jorge Amado. Para os produtores de soja do Oeste da Bahia, esses nomes representam novas opções na safra 2011/12, para o plantio que deve ser feito entre o início de novembro e meados de dezembro na região.
Produtores franceses conhecem setor sucroenergético brasileiro
Uma comitiva de três franceses representantes da Confederação Geral dos Produtores de Beterrabas (CGB), da França, está percorrendo alguns estados produtores de cana e visitando usinas de álcool e açúcar. Em Brasília eles foram recebidos pelo presidente da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), Paulo Leal, na sede da entidade, em Brasília.
Conab negocia 45,1 mil toneladas de produtos
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ligada ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, negocia 45,1 mil toneladas de sisal e milho nesta quinta-feira, 7 de abril.
Safra de grãos deve chegar a novo recorde
Brasília (06/04/2011) - O sétimo levantamento da safra de grãos 2010/2011 mostra que a produção do país deve alcançar novo recorde e chegar a 157,4 milhões de toneladas. O estudo é realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Embrapa começa pesquisa para trocar pastagem em Mato Grosso
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) começa elaborar, em parceria com a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), um projeto de pesquisa que vai sugerir qual a melhor opção de pastagem para o pecuarista trocar o capim Brachiaria brizantha, o “brizantão”. Este teve ‘morte’ em aproximadamente 26 milhões de hectares e, conforme o pesquisador da Embrapa Mato Grosso, Bruno Pedreira, a solução é plantar outra espécie de capim, disse, em entrevista ao Olhar Direto.
Mais de mil produtores de MT protestam para aprovar código florestal
Cerca de 1,6 mil produtores rurais de várias regiões de Mato Grosso participam, em Brasília, da mobilização para aprovação do novo Código Florestal Brasileiro.
