Publicado em Domingo - 09 de Maio de 2010 | por Marcondes Maciel

Renda agrícola de MT avançou só 11%

Estudos realizados pela Assessoria de Pesquisas Econômicas Aplicadas da Secretaria Adjunta de Receita Pública da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) apontam que a renda agrícola mato-grossense não cresce no mesmo ritmo da produção. Renda agrícola é a diferença entre o preço de venda e o custo de produção.
Leia mais...

GPS vai apurar a realidade de cada propriedade e apresentar dados que servirão de referência à atividade mato-grossense
GPS vai apurar a realidade de cada propriedade e apresentar dados que servirão de referência à atividade mato-grossense

Pecuária: Cadastro supera em 80% meta anual da Acrimat para “GPS”

Publicado em Domingo - 09 de Maio de 2010

O Programa de Gestão de Propriedades de Sucesso, batizado de “GPS”, foi lançado há cerca de 10 dias pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e já supera em 80% a meta traçada para 2010. O programa tem como meta identificar os custos e os benefícios da pecuária de Mato Grosso em uma linguagem bem acessível ao criador, deveria chegar ao fim deste ano com cerca de 100 propriedades, no entanto, o número de propriedades cadastradas chegou a 180, após apresentação da nova ferramenta de gestão no último dia 5, durante a sexta edição do Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária, realizado no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá.
Leia mais...

Agricultura de São José R.Claro incentiva o aumento da bacia leiteira

Publicado em Sábado - 08 de Maio de 2010 | por Sergio Guimarães

A Secretaria Municipal de Agricultura e meio Ambiente – Seagrima, de São José do Rio Claro, com o objetivo de fomentar a agricultura familiar e propiciar renda aos pequenos e médio agricultores, participou, junto com a Cooperativa dos Agricultores de São José do Rio Claro – Coopercasp, do Dia de Campo, realizado pela Cooperativa Agropecuária e Industrial Luverdense – Cooagril,  na quinta-feira (06.04), na cidade de Lucas do Rio Verde.
Leia mais...

MT aumenta em 357,3 mil hectares a área de soja plantada, afirma Conab

Publicado em Sábado - 08 de Maio de 2010 | por Vinícius Tavares/De Brasília

Mato Grosso registrou aumento de 357,3 mil hectares na área de soja plantada em relação à safra anterior. Este ano, o produtor destinou 6,1 milhões de hectares ao cultivo, contra 5,8 milhões no ano passado, o que representa um incremento supeiror a 6%. As informações fazem parte do oitavo levantamento do ciclo 2009/10 divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Leia mais...
Parcelas estão vencendo desde o mês de março e os débitos são em suma referentes à compra de máquinas e implementos agrí
Parcelas estão vencendo desde o mês de março e os débitos são em suma referentes à compra de máquinas e implementos agrí

Crise no Campo: Mais de 500 máquinas já foram apreendidas

Publicado em Sábado - 08 de Maio de 2010 | por Marcondes Maciel

Já passa de 500 o número de ações de execução de contratos com busca e apreensão de máquinas, movidas pelos bancos contra produtores rurais mato-grossenses. Só este ano, segundo a Comissão de Endividamento Rural da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), já foram distribuídas mais de 200 ações de execução contra produtores inadimplentes. Pelo menos dois bancos já tomaram a iniciativa e outros tendem a seguir o mesmo caminho para reaver créditos referentes a financiamentos de máquinas e implementos agrícolas.
Leia mais...
Híbrido interespecífico de dendê e caiaué tem se mostrado de grande potencial de rendimento com rusticidade.
Híbrido interespecífico de dendê e caiaué tem se mostrado de grande potencial de rendimento com rusticidade.

Programa de óleo de palma precisa da pesquisa para avançar

Publicado em Sexta - 07 de Maio de 2010

O Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva lançou ontem (06.05) o Programa de Produção Sustentável de Palma de Óleo no Brasil, em Tomé-Açu, estado do Pará. Falando para um público composto, principalmente, de agricultores familiares, o Presidente enfatizou que o Programa é muito bom e fez um comentário bem-humorado: “com as condições oferecidas, até eu vou querer plantar palma”.
Leia mais...

Safra 09/10: PR volta a superar MT na produção

Publicado em Sexta - 07 de Maio de 2010 | por Mariana Peres

Durou apenas um mês a conquista da primeira posição no ranking brasileiro da produção de grãos e fibras do Brasil por Mato Grosso. Depois de conquistar o título pelos dados do sétimo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no início do mês passado, ontem, o resultado do oitavo levantamento reconduziu o Paraná ao topo, após ampliar em 22% a produção, atingindo estimativa de 30,63 milhões de toneladas (t).
Leia mais...

Principais avanços nos setores de orgânicos e pecuária de leite ganham destaque no II Rio Eco Rural

Publicado em Sexta - 07 de Maio de 2010 | por Luis Alexandre Louzada

A Sociedade Nacional de Agricultura participa da segunda edição do Rio Eco Rural, nos dias 13 e 14 de maio, em Nova Friburgo (RJ), mostrando os principais avanços do estado nos setores de orgânicos e pecuária de leite.
Leia mais...

Câmara Técnica discute produção de trigo em Mato Grosso

Publicado em Quinta - 06 de Maio de 2010 | por Cristiane Celina

A 2ª Reunião da Câmara Técnica do Trigo, neste ano de 2010, foi realizada na manhã desta quinta-feira (06.05) para discutir a problemática enfrentada pelo segmento e implantar soluções que garantam a efetividade do setor produtivo da triticultura em Mato Grosso. Hoje Mato Grosso conta com uma inexpressiva produção de trigo, mas o Brasil consome de 5 a 6 milhões de toneladas/mês e a maior parte do trigo que utilizamos vem da Argentina, Uruguai e Paraguai.
Leia mais...

ALL promete cumprir acordo e eliminar gargalo da produção em MT

Publicado em Quinta - 06 de Maio de 2010 | por José Maria Tomazela

Quando os trilhos da Ferronorte atingirem Rondonópolis, no sul de Mato Grosso, a 202 km de Cuiabá, terá sido mais um passo para eliminar um dos principais gargalos à expansão agrícola do Centro-Oeste. A região fica muito longe dos portos e não tem estradas para escoar a produção. O caminhão é o meio mais usado para levar os produtos ao navio, mas a viagem é um risco contínuo e o frete é caro. A ferrovia só agora avança na direção das grandes áreas de cultivo. A concessionária America Latina Logística (ALL) investirá R$ 1 bilhão nessa expansão ferroviária.
Leia mais...