Noticias
Policia MT Laudo aponta que estudante assassinado havia ingerido droga
Foi divulgado o resultado do laudo do Instituto Médico Legal (IML) com a causa da morte do estudante José Ailton de Souza. Os exames confirmaram concentração de cocaína no estômago da vítima, que morre em agosto deste ano.
Politica MT No aniversário de Sinop, prefeito lança mais de mil casas populares
O prefeito Juarez Costa (PMDB) lança, nesta quarta e quinta-feira, obras para construção de 1.151 casas populares, em ato como parte das comemorações do aniversário de 36 anos de fundação e 31 anos de emancipação político administrativa de Sinop. Parte das casas será no Residencial Dauri Riva e a outra parte no Residencial Sebastião de Matos.
Policia MT Mais de 100 kg de pescado irregular são apreendidos pela Polícia em MT
Nesta terça-feira, feriado de 7 de Setembro, a Polícia Militar Ambiental apreendeu na Estrada do Pesqueiro Porto Pinto, zona rural de Santo Antônio do Leverger, 103 quilos de pescado irregular e fora da medida permitida por lei que estavam com quatro pessoas.
Policia MT Ex-segurança de Arcanjo é condenado a 14 anos
Noreci Ferreira Gomes, também conhecido como Capitão do Mato, foi condenado a 14 anos e dois meses de prisão por homicídio doloso duplamente qualificado. O homem, que seria um dos pistoleiros do ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro, foi a julgamento nesta quarta-feira em Várzea Grande pelo assassinato de Renato Batista Cury (21). A vítima, foi executada com um tiro na nuca em 30 de novembro de 2003, dentro da fazenda São Joãon da Cachoeira, propriedade de Arcanjo.
Policia MT Tangará: Latrocida volta para prisão após 7 meses
Um latrocida (ladrão que mata para roubar) que havia sido solto por engano da cadeia em fevereiro foi preso por policiais do núcleo de inteligência da Delegacia Regional de Tangará da Serra (239 km a médio norte de Cuiabá).
Economia Rússia suspende a importação de carne do Estado
A Rússia suspendeu a importação de carne bovina de duas unidades mato-grossenses da JBS/Friboi. As empresas estão localizadas nos municípios Barra do Garças e Araputanga (respectivamente, 504 km e 350 km de Cuiabá). Além das unidades de Mato Grosso, os frigoríficos do JBS em Campo Grande (MS) e Naviraí (MS), não poderão exportar mais carne ao mercado russo. A determinação veio por meio de nota do Serviço Federal de Inspeção Veterinária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor). O comunicado se estende também para a unidade de Forquilhinha (RS) que produz carne de aves, da Seara Alimentos, comprada pelo Marfrig em setembro de 2009.
Economia Compra de bens duráveis cresce em Mato Grosso
O levantamento do PNAD divulgado ontem pelo IBGE mostra que a aquisição de bens duráveis da população mato-grossense vem aumentando. A televisão, por exemplo, está presente em 92,7% dos domicílios pesquisados. Em 2008, o percentual foi de 89,6%. A mesma situação é registrada com o acesso a microcomputadores, cuja participação passou de 26,1% para 30,5% em apenas um ano de diferença. Com relação a aquisição de carros, houve redução de 34,8% para 33,7%. Por outro lado, o uso de motocicletas aumentou em Mato Grosso, de 29,8% para 31,8%. O aumento do poder econômico é responsável por esse cenário. A existência de bens duráveis, considerados essenciais, em domicílios permanentes também teve aumento de representatividade. Como a geladeira em que a participação aumentou de 92,5% para 95,1% em 2009, e o fogão, de 97,7% para 98,2%.
Diferença mais expressiva ocorre no rendimento médio mensal das mulheres economicamente ativas
Economia Rendimento das pessoas cai 9,7% em MT, diz IBGE
O rendimento da população mato-grossense diminuiu 9,7% entre 2008 e 2009. O ganho mensal das pessoas ocupadas passou de R$ 1,232 mil para R$ 1,112 mil, conforme aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2009 divulgada nessa quarta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Educação/Vestibular Reduz número de estudantes em Mato Grosso
A quantidade de estudantes reduziu em Mato Grosso nos últimos 2 anos, passando de 923 mil para 904 mil. A média de alunos matriculados na educação infantil e ensinos fundamental e médio está abaixo da nacional. Enquanto o número de crianças entre 4 e 5 anos na escola é de 74,8% no Brasil, o Estado tem a porcentagem de 65,1% e ocupa o 9º lugar. Os dados foram divulgados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2009, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.