Noticias
Policia MT Adolescente de 16 anos é preso por matar homem a pedradas por causa de R$ 300
A cobrança de uma dívida por drogas, no valor de R$ 300, é a motivação do assassinato de Reginaldo Fernandes Ribeiro, de 32 anos. A investigação realizada pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) levou a prisão na data de hoje, de um adolescente de 16 anos, que confessou o crime.
Cidades/Geral Tangará: Projeto “Aqui é o Meu Lugar” será tema de reunião no Valência e Barcelona hoje
A Prefeitura Municipal de Tangará da Serra em parceria com a empresa Arca Consultoria realizará neste sábado (20) o lançamento do projeto “Aqui é o Meu Lugar” para os moradores dos Residenciais Valência I e II e Barcelona.
De acordo com Juliano Borges, Sociólogo da Secretaria de Planejamento do município, o projeto está relacionado às atividades de trabalho social e plano de desenvolvimento sócio territorial, vinculados aos empreendimentos habitacionais.
“No caso dos residenciais Barcelona, Valencia I e II, vem um recurso que é destinado a execução de um trabalho social e esse trabalho tem a finalidade de desenvolver uma série de ações com as famílias beneficiarias que terão acesso a oficinas, workshop, concursos, formação profissional, qualificação de mão de obra.
Uma série de atividades que visam a sustentabilidade do empreendimento habitacional. São famílias que vem de diferentes regiões da cidade, se unem em um território novo, estabelecem relação de vizinhança nova, que vão, a partir do momento que ocupam sua casa, estabelecer relações de comunidade”, ressaltou.
Segundo ele, esse trabalho é para justamente tornar mais fácil a adaptação dos moradores ao novo ambiente e desenvolver ações com a finalidade de melhorar a qualidade de vida delas.
“O projeto Aqui é o meu lugar é uma identidade para que as pessoas tenham esse sentimento de pertencimento ao novo lugar. Porque o que queremos em um empreendimento habitacional é que as pessoas não se mudem, que construam sua vida, tenham relação com os vizinhos e ajudem a desenvolver o local”, disse.
De acordo com o sociólogo, o projeto recebe recurso do Governo Federal e o município é responsável pela coordenação do trabalho, mas quem executa é a empresa ganhadora do certame licitatório, nesse caso a Empresa Arca Consultoria. “É um projeto grande que envolve bastante recursos e é muito importante que as famílias participem”.
Segundo Juliano, hoje acontecerá a apresentação do projeto aos moradores e será discutido também os cursos que serão oferecidos à comunidade. “Não é o projeto final ainda, é a lapidação da primeira versão para ter uma validação da comunidade. A partir do momento que as famílias validarem as atividades, teremos um projeto final para encaminhar para a aprovação da Caixa Econômica”, salientou.
Segundo Juliano Borges, mais de mil famílias residem nos residenciais e pelo fato de não haver um espaço físico para atender todas ao mesmo tempo, a secretaria considerou a necessidade de dividir em três horários de atendimento.
As reuniões acontecerão no Salão Comunitário do Jardim Califórnia, localizado na Rua 32, praça do bairro. Nos seguintes horários: Residencial Valência II será às 15h, Residencial Valência I às 17h e Residencial Barcelona às 19h. De acordo com ele, no salão haverá um espaço recreativo para as crianças.
“As mães podem levar as crianças porque teremos pula-pula e atividades para elas. É indispensável a presença de todos os moradores. Lembrando que o projeto terá um ano de execução”, ressaltou.
Cidades/Geral Homem morre atropelado em rodovia de MT
Um homem identificado como Claudecir Aparecido Gonçalves dos Santos, morreu na noite desta sexta-feira (19), após ser atropelado por um veiculo na Rodovia MT-060, o acidente aconteceu por volta das 19h
Esportes Pena de quatro jogos tira Neymar da Copa América; CBF pode recorrer
A Conmebol anunciou na tarde desta sexta-feira que Neymar está suspenso por quatro jogos e, com isso, fora da Copa América, já que restam quatro partidas, na melhor das hipóteses, para a seleção brasileira no torneio. Ele não poderá atuar contra a Venezuela, no domingo, e, se o Brasil se classificar, perderá também as quartas, a semifinal e a final do dia 4 de julho, ou a decisão do terceiro lugar. O colombiano Bacca, que deu um empurrão pelas costas do camisa 10, foi punido com dois jogos.
Cidades/Geral Ex-secretário é investigado por peculato e improbidade administrativa em MT
O ex-secretário de Obras e Infraestrutura Urbana de Araputanga, Pedro Jerônimo de Souza, está sendo acusado por improbidade administrativa e crime de peculato após permitir que funcionários da pasta utilizasse os maquinários da prefeitura para realizar atividades em propriedade rural da cidade. A ação foi movida pelo Ministério Pública do Estado (MPE).
Educação/Vestibular Inscrições para o mestrado em Geografia começam dia 22
As inscrições para o mestrado em Geografia, que passará a ser oferecido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) a partir do segundo semestre de 2015, no campus de Cáceres, começam a ser feitas a partir do dia 22 de junho.
Economia HSBC e Caixa são os bancos menos transparentes, aponta pesquisa do Idec
Uma pesquisa divulgada pelo Idec que acaba de ser divulgada pelo Idec confirmou o que causa incômodo em muita gente: a grande falta de transparência dos bancos no relacionamento com seus clientes. Nenhuma instituição do Brasil alcançou o grau máximo no estudo que avaliou quesitos como prevenção da corrupção, pagamento de impostos e prestação de contas nas instituições.
Cidades/Geral Mulher morre após ingerir alimentos em festa de comunidade em MT
Rosalina Ribeiro Bueno, idade não confirmada, morreu na tarde desta quinta-feira (18) vítima de intoxicação alimentar durante uma festa em uma comunidade de Guarantã do Norte. Ele foi uma das 200 pessoas que passaram mal após ingerir os alimentos oferecidos na festa.
Cidades/Geral Sema busca entendimento com MPE sobre PCHs
Embora ainda não tenha sido notificada pela Justiça, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) já fez contato com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE) para se inteirar quanto a Ação Civil Pública que obteve liminar para suspender 21 licenças ambientais para implantação de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH“s) na extensão da Bacia Hidrográfica do Rio Sepotuba, em Tangará da Serra. A proposta é se inteirar das demandas da promotoria e também da comunidade local, na busca de atender os anseios dos cidadãos e aperfeiçoar o trabalho do órgão ambiental.
Saúde Saúde realiza dispensa de licitação para adquirir medicamentos
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) publicará esta semana vários processos de dispensa de licitação para aquisição de medicamentos de forma emergencial para reposição de estoque da Farmácia de Alto Custo, Judicial e para atendimento da portaria 172/2010 do Governo do Estado.
