Publicado em Quarta - 12 de Setembro de 2012 | por Onofre Ribeiro

Sinal dos tempos...será?

Há duas semanas um grupo de presos da Penitenciária Central de Cuiabá financiou a explosão da parede externa do prédio, provavelmente subornou pessoal interno, passou por quatro guaritas que deveriam estar fechadas, e fugiu na madrugada. Certamente alguém diria que foi uma fatalidade. Não é fatalidade, quando se observa o conjunto da violência e a vulnerabilidade do sistema penitenciário. Parece-me que nisso tudo, a única coisa consistente é a polícia nas ruas prendendo bandidos para a justiça soltar e pras penitenciárias que pioram gente contraventora.
Leia mais...

O alinhamento e o cometa

Publicado em Terça - 04 de Setembro de 2012 | por Éder Moraes

A população cuiabana sente na pele a carência de serviços públicos de qualidade, especialmente a classe trabalhadora. As necessidades básicas, como transporte público descente e acessível à todos, educação de qualidade, segurança e saúde com condições de chegar a quem realmente precisa, além do saneamento e serviços de pavimentação asfáltica nos bairros, são indícios primordiais para promover ao cidadão mais dignidade e cidadania.
Leia mais...

A defesa dos Honorários Advocatícios é uma questão de Justiça!

Publicado em Quinta - 23 de Agosto de 2012 | por Maurício Aude

A luta pela valorização dos honorários advocatícios não é nova. Há mais de cinquenta anos o jurista Noé Azevedo lançou o livro intitulado “Na Defesa dos Honorários Advocatícios”, o que demonstra que há tempos a tutela da recompensa do trabalho do advogado é necessária. E como não estamos na Roma Antiga, onde os defensores dos cidadãos não recebiam qualquer remuneração pelos serviços prestados, continuamos lutando pela valorização e pelo respeito aos honorários advocatícios, constantemente aviltados em decisões judiciais.
Leia mais...

O Jogo Político em Cáceres – Final

Publicado em Quinta - 23 de Agosto de 2012 | por Lourembergue Alves

 Foi acirrada a disputa pela prefeitura de Cáceres. O ano era 2008. Oportunidade em que a oposição apostou todas as suas fichas em Túlio Fontes. Único, naquele momento, com forças o bastante para destronar Ricardo Henry. O corpo a corpo e os ataques pessoais marcaram aquela eleição. Bem mais do que as outras realizadas na década. Com alguns partidários de ambos a se atacarem mutuamente. Longe, porém, de se transformarem em esgrimistas. Tal papel, aliás, não foi desempenhado pelos protagonistas. Os dois, desacompanhados de qualquer assessoria técnica, improvisaram tudo.
Leia mais...

A maior instituição de caridade no mundo

Publicado em Quinta - 23 de Agosto de 2012 | por Mario Eugenio Saturno

A Igreja Católica é a maior família religiosa do mundo, com gente de todas as raças, nacionalidades, culturas, filosofias, classes sociais, ricos e pobres, jovens e seniores... E santos, muitos santos! Com a graça de Deus, criamos hospitais e orfanatos. Formamos a maior organização não- govenamental de caridade e educacional do planeta. E não custa lembrar que criamos o método científico e inventamos as universidades. É uma grande obra do Espírito Santo.
Leia mais...

Esporte abre portas para jovem estudar no exterior

Publicado em Quinta - 23 de Agosto de 2012 | por Armando Guevara

Com o aumento do poder aquisitivo das famílias, aumenta a cada ano o número de brasileiros que procuram cursar graduação em universidades estrangeiras. No âmbito oficial, o governo passou a enfatizar a concessão de bolsas de estudos para cursos de graduação com o programa Ciência Sem Fronteiras. Lançado em 2011, o incentivo prevê, ao longo de quatro anos, a oferta de 100 mil bolsas de estudos no exterior. O objetivo é elevar a capacidade científica brasileira e a competitividade do País frente aos concorrentes globais, pela inovação.
Leia mais...

Nova Santa Helena: A cidade que prospera

Publicado em Sexta - 17 de Agosto de 2012 | por José Geraldo Riva

O município de Nova Santa Helena é um dos exemplos de desenvolvimento. Comemorando o 12° aniversário de emancipação político-administrativa neste dia 18 de agosto, a cidade prospera a cada ano com melhorias nos serviços essenciais para a população.
Leia mais...

Fogo: Perigo na Estrada

Publicado em Quinta - 16 de Agosto de 2012 | por Domingos Sávio Bruno

Veja bem, era véspera dos dias dos pais, o dia estava ensolarado, saímos rumo à cidade de Nortelândia para comemorar o domingo dos pais com uma pessoa muito especial para nós. A viagem estava bastante tranqüila, velocidade moderada, apreciávamos a paisagem. Ora, se não fosse assim, nem dá para imaginar! Ao passarmos a primeira entrada da cidade de Diamantino na Rodovia MT 240, logo abaixo, bem próximo ao seu segundo acesso naquele sentido, uma surpresa: fogo! Queimada ou Incêndio?
Leia mais...

Violência piora?

Publicado em Terça - 14 de Agosto de 2012 | por Mario Eugênio Saturno

A violência humana foi algo que sempre me interessou. Sempre acreditei na humanidade e em um futuro de paz e progresso. Por outro lado, causa-me espécie ver um país tão pacifista como o Brasil com uma violência interna tão grande. A quantidade de mortos sem motivo, inclusive no trânsito, é muito grande. Certamente, a omissão das autoridades é patente, falta fiscalização, falta legislação, falta cultura.
Leia mais...

VLT: O melhor para Cuiabá

Publicado em Domingo - 12 de Agosto de 2012 | por José Geraldo Riva

A realização da Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá é uma oportunidade para Mato Grosso receber investimentos em áreas estruturantes. Por meio do evento futebolístico, o desenvolvimento será realidade e o mundo terá conhecimento sobre os nossos potenciais.
Leia mais...