Publicado em Sexta - 12 de Janeiro de 2024 | por Alfredo da Mota Menezes

Opinião Saneamento, mais uma vez

Voltando ao saneamento. O esgoto era a céu aberto. Doenças apareciam em todo lugar. O pronto socorro era entupido com gentes com doenças por falta de saneamento. Isso trazia impacto até mesmo na prestação de serviços pela população.

Leia mais...

Opinião O menino

Publicado em Sexta - 12 de Janeiro de 2024 | por Renato Gomes Nery

Lembrei-me de Milan Kundera que começa um livro com uma pessoa com gesto de mão estendida acenando para alguém que está partindo num porto. A partir daí, o genial escritor desenvolve uma história do passado, do presente e do futuro que se sintetiza num gesto de adeus.

Leia mais...

Opinião O longo prazo e o empreendedor

Publicado em Quinta - 11 de Janeiro de 2024 | por Mário Quirino

Essa habilidade de autocontrole permite a formulação de estratégias consistentes, construção de relações duradouras e adaptação a mudanças no cenário empresarial – o que é mais comum do que incomum na vida de empreendedores brasileiros.

Leia mais...

Opinião Pequenas reformas na casa durante as férias

Publicado em Quinta - 11 de Janeiro de 2024 | por Bruno Brandão

Houve uma integração da natureza aos ambientes da casa. Seja no uso de plantas, criação de jardins internos, em torno da piscina, ou através de elementos construtivos e decorativos naturais como algodão, linho, bambu, palha e barro.

Leia mais...

Opinião Os rojões da discórdia

Publicado em Quarta - 10 de Janeiro de 2024 | por Luiz Henrique Lima

O ultraliberal afirma que não se pode obrigar a ninguém a deixar de soltar fogos, ainda que isso comprovadamente cause sofrimento a outros e ainda que contrarie lei municipal. Diz que os incomodados podem usar tampões nos ouvidos ou ir passar o Réveillon em lugares remotos.

Leia mais...

Opinião Inteligência emocional

Publicado em Quarta - 10 de Janeiro de 2024 | por Francisney Liberato

Os indivíduos que detêm a inteligência emocional geram mais resultados e atingem mais os objetivos em quaisquer áreas da vida. Por outro lado, quem não detém a gestão da emoção tem a probabilidade de se dar mal na vida, sobretudo na vida financeira, já que muitos compram e gastam por falta de uma mentalidade emocional mais apurada.

Leia mais...

Opinião A demonização do Agro

Publicado em Terça - 09 de Janeiro de 2024 | por Renato de Paiva Pereira

Neste fórum global, há um reconhecimento crescente de que os combustíveis fósseis são os maiores culpados das mudanças climáticas. A indústria de petróleo e gás, responsável por uma parcela substancial das emissões de gases de efeito estufa, está no centro das discussões sobre como desacelerar o aquecimento.

Leia mais...

Opinião Como a endometriose pode afetar a saúde mental das mulheres

Publicado em Terça - 09 de Janeiro de 2024 | por Giovana Fortunato

Assim como em outras doenças, o suporte emocional é muito importante para a mulher que convive com a endometriose. Para a paciente, é importante que a família entenda que se trata de uma doença que causa dores fortes, desconforto e que pode deixar a mulher desanimada e até mesmo sem interesse nas suas atividades diárias.

Leia mais...

Opinião Desafios políticos em 2024

Publicado em Segunda - 08 de Janeiro de 2024 | por Juacy da Silva

É neste contexto que eu gostaria de refletir nesta oportunidade sobre alguns desafios políticos que estarão presentes neste ano em nosso país, principalmente em relação `as eleições municipais que devem ocorrer em Outubro próximo (2024).

Leia mais...

Opinião O que foi e o que será

Publicado em Segunda - 08 de Janeiro de 2024 | por Gonçalo Antunes de Barros Neto

Na aurora de um novo ano, confronta-se com a promessa de renovação. A luz suave que se insinua no horizonte é convite para desbravar terras desconhecidas. Aqui, a filosofia existencialista também convida a encarar a responsabilidade de criar nosso próprio significado.

Leia mais...