Publicado em Quarta - 30 de Setembro de 2020 | por Rosana Leite Antunes de Barros

Opinião Vida livre para elas

O fato de muitas delas serem “preparadas” desde a infância para o casamento, do ambiente doméstico e familiar ser o “local” sempre mais apropriado para as mulheres, gerou e gera prejuízos visíveis.

Leia mais...

Opinião Guardiães do Pantanal

Publicado em Terça - 29 de Setembro de 2020 | por Onofre Ribeiro

As fazendas estendiam-se de Aquidauana até Barão de Melgaço, Poconé, Cáceres, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antonio de Leverger. Após a divisão em 1979 as fazendas continuaram como antes. Mas a força política do Pantanal ficou com Mato Grosso do Sul.

Leia mais...

Opinião Cadê o cimento?

Publicado em Terça - 29 de Setembro de 2020 | por Victor Humberto Maizman

É garantida pela Constituição Federal, devendo ser praticada em atenção às normas estatais impostas para regular aquela atividade econômica específica que são criadas visado a manutenção de um ambiente econômico equilibrado.

Leia mais...

Opinião Arroz e substitutos

Publicado em Segunda - 28 de Setembro de 2020 | por Camila Delgado

Entendo que a demanda do arroz pode variar de acordo com mudanças climáticas e o preço também acompanha oferta e procura. Para contornar essa situação, temos alternativas para substituir o arroz, entre eles: mandioca, batata inglesa, batata doce e milho.

Leia mais...

Opinião Primavera em chamas

Publicado em Segunda - 28 de Setembro de 2020 | por Luiz Henrique Lima

Na próxima semana iniciaremos a primavera em Mato Grosso, mas a trilha sonora não será o canto dos arancuãs, tuiuiús, colhereiros, araras, curicacas e seriemas. Será o crepitar das labaredas que consomem de forma avassaladora o Pantanal, o Cerrado e a Amazônia. Uma tragédia e um crime.

Leia mais...

Opinião Hipocrisia

Publicado em Domingo - 27 de Setembro de 2020 | por Licio Antonio Malheiros

A prática esportiva nos dias atuais é de suma importância, não há dúvidas disso, pois a mesma, desempenha papel singular em nosso desenvolvimento, através da atividade física, portanto, a mesma é fundamental para o desenvolvimento motor da criança e saúde do adolescente.

Leia mais...

Opinião Bom Jesus de Cuiabá

Publicado em Domingo - 27 de Setembro de 2020 | por Padre Deusdédit de Almeida

Lembrando as palavras de Miguel de Cervantes (D. Quixote): “A história é a êmula do tempo, repositório de fatos, testemunha do passado, aviso do presente e advertência do porvir”, torna-se sempre educativo voltar na linha do tempo e conhecer a rica e respeitável tradição religiosa cuiabana: a veneração à imagem do Senhor Bom Jesus, a Joia do povo cuiabano!

Leia mais...

Opinião Intensidade

Publicado em Sábado - 26 de Setembro de 2020 | por Francisney Liberato Batista Siqueira

Mas o destaque que gostaria de explanar para a nossa reflexão é a questão da intensidade, que em outras palavras quer dizer: força, vigor, de algo que é intenso. Quando a caminhada possui uma intensidade firme, organizada, pragmática, o resultado é convincente.

Leia mais...

Opinião Ultrapassando o fundo do poço da imoralidade

Publicado em Sábado - 26 de Setembro de 2020 | por Marcelo Augusto Portocarrero

Nessa sanha, políticos corruptos e seus parceiros de esquemas viviam se dando bem com essas práticas, tanto que se esqueciam ou fingiam não saber que seus lucros significavam prejuízos para muitos, perdas essas quase sempre irreparáveis.

Leia mais...

Opinião Reforma administrativa

Publicado em Sexta - 25 de Setembro de 2020 | por Lucineia Soares

A grande reforma aconteceu com a Constituição de 1988, quando muitas necessidades humanas básicas, como saúde, educação, habitação, assistência social, previdência social, entre outras, se transformaram em direitos sociais.

Leia mais...