Publicado em Sexta - 11 de Agosto de 2017 | por Dante Lopes

Opinião Por que é tão difícil para as mulheres?

Segundo um estudo publicado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em 2016, as mulheres saíram na frente e abriram mais novos negócios que os homens (51,5%). Em contrapartida, os homens ainda são a maioria dos empreendedores com negócios já estabelecidos, representando 57,3% do total. Mas, qual é o motivo dessa inversão?

Leia mais...

Opinião Nudes na Internet, um beco sem saída

Publicado em Quinta - 10 de Agosto de 2017 | por Luiz Flávio Borges D’Urso

A internet é, sem dúvida, uma importante ferramenta do mundo moderno, mas é preciso muita cautela, quando se faz uso dela.Não é por acaso que, a cada dia, aumenta a ocorrência de crimes praticados neste espaço da web, são os chamados cibercrimes, que, de certa forma, aparentam proteger o criminoso, todavia, ilusoriamente.O anonimato na internet é uma falsa sensação, pois, com o avanço da tecnologia, investigações podem detectar a autoria destes crimes. Estas investigações, geralmente, são realizadas pelas Delegacias de Combate a Crimes Digitais, com policiais habilitados para novas modalidades de investigação.

Leia mais...

Opinião MT com gás de cozinha caríssimo

Publicado em Quarta - 09 de Agosto de 2017 | por Hélcio Corrêa Gomes

No ranking da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) Mato Grosso lidera por anos a fio com maiores preços do gás de cozinha. Aqui o botijão de 13 kg de GLP P 13 está sendo revendido por até R$ 112,03, segundo o Sinergás/MT. Os valores estão muito acima do reajuste de 6,9% de julho/2017 patrocinado pela Petrobras.Nada justifica comercialmente o preço do GLP P-13 no Brasil. Há queda livre do valor internacional. É a tributação indireta sobre combustíveis e gás aos domicílios para fins de liquidar despesas estatais. O que penaliza tudo e todos por instigar mais a inflação.

Leia mais...

Opinião Grampos e democracia

Publicado em Terça - 08 de Agosto de 2017 | por Onofre Ribeiro

Vivemos tempos muito didáticos. Com a política em queda e as instituições públicas tradicionais debaixo do tapete, perdeu-se o antigo controle das coisas. Os chamados poderes sempre conduziram as adversidades do jeito que melhor lhes convinha, desde os tempos da colônia de Portugal. Porém, em 2013 quando simples estudante foram às ruas em demonstrações de descontentamento forte e vigoroso, as coisas saíram dos trilhos e do controle. Nesse intervalo, rolou até o impeachment da presidente Dilma Rousseff na onda das forças que desfilaram nas ruas do Brasil.

Leia mais...

Opinião Presença do pai na educação do filho

Publicado em Segunda - 07 de Agosto de 2017 | por Lilian Zolet

Desde os primeiros anos de vida, a criança precisa da presença ativa, dos cuidados, das orientações e do afeto tanto do pai quanto da mãe para desenvolver-se de modo pleno. O arquétipo do pai provedor, frio emocionalmente e não participativo na educação dos filhos está ficando para trás. Atualmente, a figura paterna está apropriando-se do que realmente deve ser: presente, participativo da rotina familiar e da vida do filho.Esta mudança se deve pelas transformações sociais, culturais e familiares ocorridas. Com o crescente número de mulheres ingressando no mercado de trabalho e conquistando a independência econômica, surgiram novos arranjos familiares. Nessa nova redistribuição igualitária dos papéis dos progenitores, o papel do pai tem sido o principal alvo de transformação.

Leia mais...

Opinião De tarde demais

Publicado em Sábado - 05 de Agosto de 2017 | por Eduardo Gomes de Andrade

Temer é a cara da política brasileira, da política mato-grossense – Bezerra, Fábio, Ezequiel, Adilton, Galli e Leitão reforçam essa tese, que é ainda mais cristalina quando se vê Valtenir dando o tapa e escondendo a mão.

Não se deve satanizar Temer isoladamente. Dilma, Lula, Aécio, Ciro, Marina, Alckmin, Serra também fedem a enxofre. Podemos incluir Álvaro Dias. O Brasil está acéfalo quando olhado pelos nomes mais cotados para a faixa presidencial.

Leia mais...

Opinião Hiroshima

Publicado em Sexta - 04 de Agosto de 2017 | por Paiva Netto

Em 6 de agosto de 2017, precisamente às 8h15, completam-se 72 anos do lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima, depois foi a vez de Nagasaki, também no Japão. Data que jamais será varrida das consciências sob risco de que — esquecidos desse abominável atentado à vida humana — o repitamos num grau de intensidade ainda maior, devastando não apenas uma cidade, mas o próprio planeta.

Leia mais...

Opinião Audiência de Custódia e a criminalidade

Publicado em Quarta - 02 de Agosto de 2017 | por Waldir Caldas Rodrigues

É sabido que os índices de reingresso e reincidência do nosso sistema carcerário é de 70% (setenta por cento), aproximadamente. Há quem diga que é maior. Na hipótese desse total de pessoas soltas nas Audiências de Custódia 3700 tivesse sido recolhido no sistema carcerário, 70% (setenta por cento), 2.590 (dois mil quinhentos e noventa) voltariam a delinquir.

Leia mais...

Opinião Fraudes feitas por funcionários: o crime nasce na empresa

Publicado em Terça - 01 de Agosto de 2017 | por Rita D’Andrea

Uma empresa de serviços digitais descobriu, recentemente, que image002.jpg@01D2E438era vítima de fraudes perpetradas por seus próprios funcionários. Profissionais internos renovavam continuamente pacotes de degustação de serviços oferecidos gratuitamente a vários clientes. Dessa forma, alguns usuários tinham acesso pleno à oferta desta empresa sem, no entanto, pagar um centavo por isso.

Leia mais...

Opinião De bandeira

Publicado em Segunda - 31 de Julho de 2017 | por EDUARDO GOMES DE ANDRADE

Antes, no inverno amazônico, a ligação de Cuiabá com Cocalinho era mais difícil. A MT-326 sumia em alguns trechos, sobretudo com o transbordamento do Cristalino. A MT-100 ficava quase toda submersa após Araguaiana no sentido norte. Restava o trajeto por Goiás pela BR-070 - que era um canudo de poeira ou um atoleiro sem fim, dependendo do tempo -, rodovias secundárias e a travessia do Araguaia em Itacaiu (de Britânia), na ponte com 720 metros de extensão construída pela visão de Iris Rezende e inaugurada em 1986 por seu sucessor Onofre Quinan. Agora ficou mais fácil. Mais fácil ainda é atravessar daquela cidade para Aruanã saltando o grande rio que une os dois estados.

Leia mais...