Publicado em Quinta - 10 de Março de 2022 | por Paulo César Régis de Souza

Como acabar com o déficit e o represamento de benefícios na Previdência?

Foi-se o tempo em que economistas e analistas usavam o déficit da Previdência em relação com o PIB para mostrar o que se chamava de “rombo”. O negacionismo esconde o déficit existente e real na tentativa de acabar com a base de dados e bani-lo de vez.

Leia mais...

As guerras e as mudanças

Publicado em Quarta - 09 de Março de 2022 | por Renato Gomes Nery

Não tem este artigo a intenção de glorificar as guerras, mas de ressaltar este fato, já que estamos assistindo a invasão de um país livre por outro que se acha dono do mundo. O que parecia fácil tem demonstrado que não é tão fácil, ante a resposta dos habitantes do País invadido e a reação da comunidade internacional.

Leia mais...

As emoções opostas

Publicado em Quarta - 09 de Março de 2022 | por Wilson Carlos Soares Fuáh

Ser diferente é não só deixar de seguir entre aqueles que adotam os sentimentos ruins como modo de vida e tentam a todo custo ser o inatingível nos enfretamentos dos opostos, entendendo que a fúria e a leveza fazem partes dos componentes do grupo que escolheu pertencer, se alguma coisa deu errada ou esta sofrendo nos relacionamentos, é por ter decidindo pelas escolhas erradas, pois na vida os resultados trazem prazeres ou dores.

Leia mais...

A Coragem Feminina

Publicado em Terça - 08 de Março de 2022 | por José de Paiva Netto

No momento da crucificação, todas corajosamente acompanhavam Maria Santíssima, enquanto os homens, exceto João Evangelista, assustados, se escondiam. Depois, vieram a redimir-se. Aliás, na hora trágica no Gólgota, elas é que permaneceram ao lado do Divino Ressuscitado: “E diante da cruz estavam a Mãe de Jesus, a irmã dela e também Maria Madalena, e Maria, mulher de Clopas (Evangelho, consoante os relatos de João, 19:25).

Leia mais...

Mulheres laranjas e as eleições 2022: o jogo sexista está prestes a virar?

Publicado em Terça - 08 de Março de 2022 | por Suelme Fernandes

As siglas partidárias estão correndo contra o tempo para recrutar mulheres que tenham expressão, audiência e, acima de tudo, votos para se colocarem na disputa do pleito para os cargos de deputada federal, estadual, senadora e governadora.

Leia mais...

Março – mês de luta em defesa da vida e dos direitos das mulheres

Publicado em Terça - 08 de Março de 2022 | por Rosa Neide

Entretanto, a luta das mulheres operárias por direitos, advém do final do século 19. No pós-revolução industrial, mulheres e crianças trabalhavam nas fábricas em ambientes insalubres, em jornadas exaustivas e sem nenhum direito trabalhista. Essas mulheres lutaram por si mesmas e por seus filhos.

Leia mais...

Semana de sacrifícios

Publicado em Segunda - 07 de Março de 2022 | por RENATO DE PAIVA PEREIRA

Durante o mês de março, os que escolheram um dia da semana para não comer carne (segunda sem carne), terão a companhia de religiosos que rejeitam um bom bife, nestes dias que antecedem a páscoa.

Leia mais...

O ser humano foi criado para a Vida

Publicado em Segunda - 07 de Março de 2022 | por José de Paiva Netto

O ser humano deve orgulhar-se de existir e lutar infatigavelmente pela Vida. Vencer a si próprio, de modo a conquistar, para todo o sempre, sua dignidade espiritual, “o tesouro que o ladrão não rouba, a traça não rói nem a ferrugem consome” (Evangelho de Jesus, segundo Mateus, 6:20).

Leia mais...

O cansaço dos bons

Publicado em Sábado - 05 de Março de 2022 | por Tânia Regina de Matos

A expressão traduzida para o inglês é "burned out" e foi utilizada pela primeira vez por Herbert J. Freudenberge que trabalhava numa clínica de recuperação de toxicodependentes. O doutor Freudenberge percebeu que os voluntários que cuidavam desses pacientes ingressavam com grande entusiasmo, porém, o contato com o universo das drogas levava-os ao transtorno emocional.

Leia mais...

Comportamento repetitivo no autismo

Publicado em Sábado - 05 de Março de 2022 | por Jaqueline França

Desse modo, concluímos que os comportamentos repetitivos feitos ou não em isolamento têm uma função para a pessoa com autismo. Sabendo disso, então como extinguir algo que faz parte do processamento de alguém? É necessário e traz bem-estar.

Leia mais...