Publicado em Segunda - 28 de Junho de 2021 | por José Pedro Rodrigues Gonçalves

A sina da vacina

Após infinitas vociferações presidenciais e de seus sequazes trabalhando contra, conseguimos, pelo esforço e determinação do Instituto Butantan e da Fiocruz, iniciar uma campanha tímida e descoordenada pela ausência quase total do Ministério da Saúde. Provavelmente este Ministério de gloriosa história precisará ser refundado diante do seu esfacelamento planejado e de sua desmoralização perante a comunidade científica e do povo brasileiro.

Leia mais...

A representação do rosto

Publicado em Segunda - 28 de Junho de 2021 | por Rosana Leite Antunes de Barros

É perceptível que a cultura Ocidental contemporânea diz que o rosto é visto com extremo valor para elas. Uma lesão nessa região é capaz de depreciar a autoestima e a imagem feminina.

Leia mais...

Meu avô, o curador e Bolsonaro

Publicado em Domingo - 27 de Junho de 2021 | por Renato de Paiva Pereira

O Vô Zeca era mais sofisticado que o Dito, porque baseava-se no “Chernoviz - Manual e Guia Médico” - literatura prática disponível na época. Este livro descrevia as doenças mais recorrentes, indicava tratamentos, a forma de obter os ingredientes no meio rural e como prepará-los.

Leia mais...

Vitiligo: muito mais do que a cor da pele

Publicado em Domingo - 27 de Junho de 2021 | por Karin Krause Boneti

O que poucos sabem é que o vitiligo pode afetar qualquer parte do corpo e pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, etnia ou sexo. Personalidades como a brasileira Luiza Brunet e a modelo canadense Winnie Harlow são porta-vozes do tema nas redes sociais.

Leia mais...

A Necrópole da Covid-19: a invisibilidade dos despossuídos

Publicado em Sábado - 26 de Junho de 2021 | por Eduardo Chiletto

Ainda existe para os despossuídos condições de vida limitadas, violência doméstica, redução de alimentos – aportes nutricionais – comprometimento do bem-estar físico e mental. Interação social e comunitária restrita são outros fatores que culminam na exclusão social.

Leia mais...

Bandeira vermelha

Publicado em Sábado - 26 de Junho de 2021 | por Max Russi

Sim, estamos na iminência de enfrentar uma crise elétrica como aquela experimentada no início do século. Ações iguais diante do mesmo cenário geram efeitos iguais. E o que isso quer dizer? Se tudo seguir como está teremos racionamentos e até apagões em meio a uma pandemia.

Leia mais...

A aplicação da nova lei de abuso de autoridade

Publicado em Sexta - 25 de Junho de 2021 | por José Ricardo Costa Marques Corbelino

Os constantes abusos do Estado culminaram na necessidade de criminalizar aquele que é detentor do poder de julgar e condenar a todos. Antes inatingível no topo da hierarquia, agora o Estado vê-se como réu, lutando contra si mesmo para que se puna em razão do desenfreado uso de seu poderio.

Leia mais...

Homofobia recreativa

Publicado em Sexta - 25 de Junho de 2021 | por Kamila Michiko Teischmann

A homofobia, assim como o racismo, está cotidianizada para a sociedade brasileira. Basta assistir aos noticiários, sair às ruas e manter os ouvidos atentos. Certamente será possível constatar pelo menos um episódio racista ou homofóbico.

Leia mais...

Reforma Administrativa é o caminho para um Estado mais moderno, justo e eficiente

Publicado em Quinta - 24 de Junho de 2021 | por José Wenceslau de Souza Júnior

Além dos altos tributos, existem dificuldades claras de gestão pública e excesso de burocracia, especialmente para a classe empresarial, que trabalha muito para contribuir com o desenvolvimento do país. Ou seja, a modernização do estado brasileiro é urgente para todos.

Leia mais...

Estiagem, meio ambiente e produção

Publicado em Quinta - 24 de Junho de 2021 | por Alfredo da Mota Menezes

Há uma movimentação nesse sentido das prefeituras no entorno das lagoas, do Ministério Público que trabalha com a área ambiental, do governo do estado e também da população ribeirinha. Este ano será um teste para ser observado se haveria mesmo uma atuação em conjunto para minorar problemas nas duas importantes lagoas.

Leia mais...