Publicado em Quarta - 15 de Junho de 2011 | por Maurício Gieseler de Assis

OAB muda para tentar aperfeiçoar o Exame de Ordem

Este Provimento surge após uma sequência de problemas no Exame da OAB, remontando ao Exame 2009.2, em que a OAB se viu obrigada a recorrigir as provas por pressão dos candidatos, insatisfeitos com os espelhos; ao 2009.3, quando foi descoberto o vazamento da prova, e, posteriormente, um grande esquema de fraudes; o 2010.1, último administrado pelo Cespe, quando o percentual de reprovação ainda na primeira fase foi de 90%; ao 2010.2, estreia da Fundação Getúlio Vargas, cuja prova objetiva foi muito elogiada, mas a subjetiva foi um desastre completo, com erros sistemáticos nos espelhos de correção, violação ao Provimento 136/2009, quedas nos servidores da FGV que inviabilizaram a interposição de recursos e correções mal-elaboradas, que resultaram no ajuizamento de diversas Ações Civis Públicas pelo Ministério Público Federal; e, finalmente, o último Exame, em que os candidatos reclamaram novamente da não observância do Provimento de regência, sob a alegação da ausência de cinco questões de Direitos Humanos previstas no edital e no Provimento (problema que também resultou em uma Ação Civil Pública), além das provas da segunda fase, extremamente extensas e cansativas.
Leia mais...

A história de uma estrada

Publicado em Terça - 14 de Junho de 2011 | por Tânia Arantes

Mudei-me para Juara em 1984: aquilo era um Éden! A terra prometida, no sentido de que era tão grande o fluxo de novas famílias para lá, que todos tínhamos a certeza de que, com trabalho e afinco, iríamos ter estabilidade financeira.
Leia mais...

As mentiras dos políticos nas Cavalhadas de Poconé

Publicado em Segunda - 13 de Junho de 2011 | por Walney de Souza

Talvez eles não tenham mentido nos últimos anos, talvez a memória esteja ficando fraca e precise realmente daquele remedinho “Memorex”.
 
Leia mais...

Brasil, país do futuro?

Publicado em Segunda - 13 de Junho de 2011 | por Petrônio Souza Gonçalves

O Brasil não está preparado para ser grande. Foi só a economia crescer um pouquinho, que as fissuras de um país não consolidado se abriram aos olhos da nação, com presidenta e ministros torcendo e pedindo por um retroceder da economia, do consumo, da produção; em rede nacional. Isso evidencia o primarismo da conduta de nossos governos, da nossa estrutura de povo e Estado.  Somos um grande país, mas não formamos uma grande nação.
 
Leia mais...

A lei penal, os presídios e os presidiários

Publicado em Segunda - 13 de Junho de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

O novo Código de Processo Penal Brasileiro, que substitui o atual, de 1941, entrará em vigor no próximo dia 11 de julho. Modernizante, traz a possibilidade da aplicação de 14 medidas cautelares como alternativas à prisão. Restringe a prisão preventiva apenas aos autores de crimes dolosos puníveis com quatro anos ou mais de prisão. Essa alteração do velho para o novo instituto legal poderá colocar na rua, imediatamente, a metade dos 165 mil presos preventivos do pais.
Leia mais...

Vamos mostrar a força dos municípios

Publicado em Segunda - 13 de Junho de 2011 | por José Riva

É preciso que não confundamos a proposta de criação de novos municípios com divisão do estado de Mato Grosso. Uma situação é antagônica da outra. Enquanto a emancipação político-administrativa de distritos vai proporcionar o aumento de repasses da União e o acesso de serviços essenciais a comunidades que se encontram longe das sedes, a divisão do Estado fará com que Mato Grosso, hoje, perca divisas
Leia mais...

Bacanal e Brasil bacana

Publicado em Domingo - 12 de Junho de 2011 | por Bruno Peron

"La economía mundial es la más eficiente expresión del crimen organizado. Los organismos internacionales que controlan la moneda, el comercio y el crédito practican el terrorismo contra los países pobres, y contra los pobres de todos los países, con una frialdad profesional y una impunidad que humillan al mejor de los tira-bombas." Eduardo Galeano. Patas arriba.
Leia mais...

Efeito gangorra no PR

Publicado em Domingo - 12 de Junho de 2011 | por KLEBER LIMA

Depois do PMDB e do PT, cujos momentos conjunturais foram analisados aqui neste espaço nas últimas semanas, agora é a vez do Partido da República. Como o partido é novo e não tem muita história, por ser fruto da recente fusão do PRONA com o PL, não compensa perder tempo em tentar classificá-lo ideologicamente, já que é mais um ajuntamento de pessoas do que uma construção conceitual e coletiva. O que não deixa de ser um problema para a chamada democracia representativa, pois partidos devem (ou deveriam) representar estratos sociais específicos. Quando falha essa representação, de algum modo a democracia fica manca.
 
Leia mais...

Ambição Política Desmedida

Publicado em Sábado - 11 de Junho de 2011 | por Lourembergue Alves

2010 não foi um bom ano para o PT/MT. Saiu enfraquecido das urnas. Até porque perdeu a cadeira no Senado e, recentemente, ficou sem a vaga que mantinha na Câmara Federal. Tudo em razão das ambições políticas individuais de seus dois maiores líderes. Foram estes os responsáveis pela divisão interna, que extrapolou os limites doutrinários das tendências existentes, de cuja consequência ainda não é de toda sabida. Pois as perdas sentidas não se restringem a subtração de postos eletivos, nem apenas aos distanciamentos daqueles que sentem desapontados com o atual rumo da agremiação. Mas, igualmente, com a diminuição do poder de barganha dos petistas no cenário político-eleitoral da região.
Leia mais...

Uma semana temerária

Publicado em Sábado - 11 de Junho de 2011 | por Pedro Cardoso da Costa

Poderia chamar de uma semana à brasileira, daria no mesmo, esta de 5 a 11 de maio de 2011. Na segunda-feira, o procurador-geral da República decidiu que não caberia investigar sobre o enriquecimento inexplicável de Palocci. Na terça-feira, 08, Palocci deixou o Ministério, fechou na quarta-feira, com o Supremo Tribunal Federal – STF manteve o presente, mais um bandido, que Lula deu aos brasileiros no seu último dia de mandato. Isso tudo na esfera pública federal. Na estadual, cabe destaque para a greve dos bombeiros do Rio de Janeiro para melhorar o salário de R$ 900,00.
Leia mais...